Listen to the text.

sábado, 5 de dezembro de 2009

Museu: lugar do público

Ontem na livraria SBS do Butantã foi o lançamento do livro Museu: lugar do público, um trabalho conjunto de Martha Marandino, Adriana M. Almeida e Maria Alvarez Valente, com a colaboração de outros profissionais da área, inclusive Marília Xavier Cury. As autoras estavam muito felizes, afinal conseguir publicar nessa área não é fácil, apesar da carência deste tipo de publicação. Um trabalho instigante e investigativo sobre o que está acontecendo nos Museus e Centros Científicos do país, em relação 'a pesquisa e a comunicação com o público, cada vez maior que nossos museus estão recebendo.


Esteve presente também Carlos Roberto Brandão, presidente do ICOM, que fez uma apaixonante apresentação sobre a história dos museus, e também sobre vitória da candidatura da cidade do Rio de Janeiro para a sede da Conferência do ICOM de 2013, que pela primeira vez reunirá no Brasil. Evento de extrema importância para museologia do nosso país, oportunidade para ampliar o mercado de trabalho e quem sabe de incentivos e patrocínios. Fiquei empolgada porque no meio de tantas notícias ruins sobre a situação da maioria dos museus no país, para mim soa como um alento, confiança para seguir em frente e a certeza que acertei ao escolher essa nova carreira!

O "Beto" ficou feliz com nossa presença e resaltou a importância do nosso curso e o desejo que a iniciativa do Centro Paula Souza seja seguida por outros estados do país.
É claro que compramos o livro, leitura certa para as férias!
beijo
Josy