Listen to the text.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Mais sobre o ICOM

Nesses dois dias de seminário do ICOM foram apresentados os programas de formação em vários níveis para Museologia e nosso curso técnico teve sua oportunidade de se "mostrar".O que (aparentemente) era para expor o curso como um "fora da lei" surpreendeu a todos como um exemplo a ser seguido. Pessoas que no passado votaram contra esse projeto, deram seu "mea culpa" e elogiaram e muito o curso e os profissionais que estão sendo formados.

Em parte isso aconteceu pela bela exposição das professoras Cecília e Fernanda e acredito que também pelo que ouviram da simpática alemã Angélika Ruge presidente do ICTOP, que falou sobre a profissionalização dos trabalhadores de museu, a importância de todos os profissionais envolvidos, do recepcionista ao curador, de fazer o museu ser um lugar que acolha o visitante e que para isso todos os profissionais deveriam ter um mínimo de conhecimento sobre museologia e que há uma tendência internacional para projetos (isso soa familiar?).

O professor Mário Moutinho da Universidade Lusófona ficou interessado com tudo que ouviu e foi até falar com os alunos que estavam lá (as meninas do 1° módulo, o Ricardo do 3°, o Edi e eu) e até pediu para mantermos contato, ora pois!!

Resumo da Ópera: como a professora Thereza Scheiner da UNIRIO, o professor Gilson Nunes da Universidade de Ouro Preto, que fez um powerpoint lindo sobre os novos 13 cursos de graduação criados pelo país, até a explicação do professor Mário Chagas sobre a política nacional de Museus do IBRAM, mostraram os curso de graduação, pós graduação, doutorado e mestrado são importantes para construção de qualquer carreira e é claro da Museologia.
"Nunca antes na história deste país" se fez tanto pela museologia ou se falou sobre ela.....
A discussão de estudiosos, a formação de conceitos e a vida acadêmica é de suma importância para o desenvolvimento de qualquer sociedade, mas o que ajuda e muito nessa construção é a mão de obra qualificada, coisa que nosso curso está mostrando que pode fazer e muito bem!