Ouvir o texto...

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Ibram capacita museus para 2014

Planejar, implantar, organizar e administrar são os verbos que serão conjugados a partir desta quarta (30) até sexta-feira (2) durante encontro em Natal entre representante do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e gestores de instituições museológicas do Rio Grande do Norte. Vinculado ao Ministério da Cultura, o Ibram pretende incrementar o circuito de Museus no RN através de oficinas gratuitas de capacitação já visando, inclusive, o período da Copa do Mundo 2014.
João Maria AlvesMemorial Aluízio Alves terá representante no encontro de museusMemorial Aluízio Alves terá representante no encontro de museus

Segundo o articulador local, Hélio de Oliveira, responsável pelo setor de museus da Fundação José Augusto, a meta do MinC é impulsionar os museus potiguares para que se tornem mais atrativos até o campeonato mundial de futebol. "Hoje temos cerca de 65 museus no RN cadastrados no Guia nacional, destes, dez estão fechados por uma série de motivos (reforma ou falta de mão de obra qualificada). Ainda temos mais três ou quatro que deverão constar na próxima edição do Guia", contabiliza Oliveira, informando que as atividades são voltadas principalmente aos profissionais que atuam na área. "Mas o encontro está aberto a qualquer pessoa interessada na dinâmica museológica", avisa.

Com inscrições gratuitas e vagas limitadas, os interessados em participar da oficina "Plano Museológico: implantação, gestão e organização de Museus", ministrada pelo museólogo carioca Rafael Azevedo Fontenelle Gomes, devem entrar em contato com a organização através do e-mail vilafelizhelio@ig.com.br ou por telefone             (84) 3232-6371      . As inscrições também podem ser feitas diretamente no Museu Café Filho (rua da Conceição, 601, Cidade Alta) com o próprio Hélio ou Graça, no setor de museus da FJA.

A oficina acontece pela manhã e à tarde no Memorial Câmara Cascudo, centro de Natal, e também inclui módulo sobre funcionamento de editais destinados a museus. A promoção da oficina é do Ibram/MinC em parceria com o Centro de Documentação Cultural Eloy de Souza e Fundação José Augusto.

Entre as instituições com participação confirmada figura o Memorial Aluízio Alves. Criado em 2005 com o intuito de reunir o vasto acervo alusivo à memória do jornalista e político Aluízio Alves como objetos pessoais, documentos e fotografias, o Memorial será representado pela coordenadora Rosemary Lins Barreto. "Nossa intenção é se alinhar ao programa nacional de museus desenvolvido pelo Ibram. Queremos nos inteirar sobre o funcionamento dos editais para o Memorial entrar nesse circuito de maneira definitiva", disse a coordenadora.

De acordo com Rose, a área de  museus é pouco prestigiada pelo público norte-riograndense. Ela acredita que a oficina poderá abrir novos horizontes capazes de potencializar o fluxo de visitantes. "Há uma tendência de modernizar a forma como o acervo é disponibilizado ao público, e precisamos nos manter afinados com o anda acontecendo no restante do Brasil", completou. O Memorial Aluízio Alves funciona na rua Raimundo Chaves, em Lagoa Nova, e a visitação pode ser agendada pelo 3234-3422.

MUSEU CAFÉ FILHO 

O sobrado onde trabalhou o ex-presidente Café Filho, no centro de Natal, construído entre 1816 e 1820 e transformado em museu em 1979, está fechado para reforma e a previsão de reabertura é no primeiro semestre do próximo ano. "O atual projeto de restauração prevê intervenções arquitetônicas que necessitam de aprovação do Iphan, como adequação na estrutura para a climatização do espaço. São mudanças que precisam de um cuidado especial para não descaracterizar o imóvel", adiantou Hélio de Oliveira, interessado em reinaugurar o espaço junto com seminário de atualização do Sistema de Museus.
Alex RégisApesar de fechado para reforma, o Museu Café Filho(e) recebe inscrições para as oficinas do Ibram, que acontecem no auditório do Memorial Câmara CascudoApesar de fechado para reforma, o Museu Café Filho(e) recebe inscrições para as oficinas do Ibram, que acontecem no auditório do Memorial Câmara Cascudo

Tombado e restaurado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o sobrado onde funciona o Museu café Filho abriga vasto acervo formado por documentos, móveis, biblioteca particular, objetos pessoais e fotografias que remonta a trajetória política do natalense João Fernandes Campos Café Filho, vice-presidente na chapa de Getúlio Vargas em 1950.

Serviço:

Oficina "Plano Museológico: implantação, gestão e organização de Museus", de quarta (30) a sexta-feira (2), pela manhã e à tarde, no Memorial Câmara Cascudo - centro de Natal. Inscrições gratuitas no Museu Café Filho (rua da Conceição, 601, Cidade Alta) ou através do e-mail vilafelizhelio@ig.com.br. Informações pelo telefone             (84) 3232-6371      .

fonte:
http://tribunadonorte.com.br/noticia/ibram-capacita-museus-para-2014/204131

Nenhum comentário:

Postar um comentário