Ouvir o texto...

domingo, 13 de novembro de 2011

Mostra de arte indígena em São Paulo


A exposição Artefatos Indígenas reúne 270 peças recentemente adquiridas para integrar o acervo do Pavilhão das Culturas Brasileiras, em São Paulo. No acervo há 30 desenhos sobre papel que mostram a riqueza da arte gráfica Wajãpi, reconhecida pela UNESCO como patrimônio imaterial da humanidade.

A mostra é dividida em módulos que evidenciam a obra de 12 povos indígenas da Amazônia, dos Estados do Amapá, Pará e Mato Grosso: Wajãpi, Galibi, Palikur, Karipuna, Galibi-Maworno, Tiriyó, Kaxuyana, Wayana, Aparai, Asurini, Kayapó e Kayapó Xikrin.

Algumas peças usam materiais atuais, como miçangas, botões e canudos plásticos, ou desenhos sobre papel feitos com caneta hidrográfica, e mesmo objetos para o público não indígena como por exemplo, a diadema Kayapó (primeira foto). As plumas foram substituídas pelos canudos plásticos, mas mantêm o esquema de cores tradicionais com plumas de arara vermelhas mais longas no centro.
Clique nas fotos para ampliar.

Cocar de canudo, do povo Kayapó, do Mato Grosso O Kayeb, cobra cosmológica para o povo Palicur, do Amapá O barco da constelação, dos Palicur, do Amapá Banco de pajé em forma de pássaro, do povo Galibi Marworno, do Amapá Kusiwá (arte gráfica Wajãpi), dos Wajãpi, Amapá. Roda de teto de casa comunitária, dos povos Wayana e Aparai, do Amapá Colar de criança, do povo indígena Kayapó, do Pará e do Mato Grosso Cocar de plumas de arara, dos Kaiapó Metuktire, do Mato Grosso

Curiosidade: de acordo com a legislação brasileira os indígenas têm o direito de caçar a fauna silvestre com fins exclusivos de alimentação e confecção de objetos cerimoniais, mas peças com produtos ou sub-produtos da fauna silvestre, categoria onde entram os objetos plumários, não podem ser comercializadas. A proibição está em vigor desde 1998, e só abre exceções para a pesquisa acadêmica e a preservação em museus.

ArteFatos Indígenas
Até 08 de janeiro de 2012
De terça a domingo, das 9h às 18h. Entrada até as 17h

Pavilhão das Culturas Brasileiras

Parque do Ibirapuera (antigo prédio da Prodam)
Rua Pedro Álvares Cabral, s/ nº
04094-000 – São Paulo – SP
Telefone (11) 5083 0199


fonte Babel das Artes

2 comentários:

  1. Luiza de Lira Silva28 de outubro de 2015 14:50
    A iniciativa de transformar o presídio de Ilha Grande em um Museu Ecológico e contar a história através do mesmo sinaliza que a ¨Terra jamais será uma paisagem árida. Felizmente uma parte considerável da raça humana se preocupa com o futuro de seus semelhantes, pesquisando e criando museus

    ResponderExcluir

  2. Justa homenagem aos povos indígenas esta exposição Artefatos Indígenas que reúne 270 peças recentemente adquiridas para integrar o acervo do Pavilhão das Culturas Brasileiras, em São Paulo. Enfim, quando os portugueses aqui aportaram os verdadeiros habitantes do Brasil, eram eles os Índios.

    ResponderExcluir