Ouvir o texto...

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Casa de Trem em SANTOS guarda arsenal cultural

A Casa do Trem, em Santos (SP), foi o primeiro equipamento santista da visita técnica realizada pelos participantes do 7º Seminário de Cidades Fortificadas e do 2º Encontro Técnico de Gestores de Fortificações, que aconteceu em Bertioga (SP), até o dia 1º. Reativado há dois anos após restauração, o espaço integra o patrimônio artístico e cultural da cidade de Santos e apresenta a mostra 'Armamentos Históricos', paralelamente à exposição permanente do antigo Sistema de Defesa do Porto de Santos por meio dos fortes da região.

Com o objetivo de traçar diretrizes para a otimização no uso dessas edificações seculares, o evento reuniu historiadores, museólogos, estudiosos e palestrantes do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Santa Catarina), Uruguai, Portugal, Bélgica e Holanda. Eles também conheceram o Museu de Pesca, outrora Forte Augusto, que cruzava fogo com a Fortaleza da Barra e hoje se encontra em terras pertencentes à cidade de Guarujá, além de outros imóveis  militares remanescentes na Baixada Santista.


Para o diretor da New Holland Foundation, da Holanda, Oscar Hefting foi uma agradável surpresa constatar a preservação dessas construções. Ele considera bastante pertinente a nova destinação dada à Casa do Trem, antigo depósito das armas e munições que abasteciam fortalezas e quartéis do litoral paulista. “ A conservação é muito importante, pois em cada época o equipamento tem uma função específica. Agora a finalidade é totalmente cultural”, disse Hefting.



fonte:
http://www.brasilturis.com.br/diretodaredacao_materia.neo?Materia=29144

Nenhum comentário:

Postar um comentário