Ouvir o texto...

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Grupo de Estudos sobre Políticas de Acervo do Museu Victor Meirelles exibe filme Horas de Verão


O Grupo foi criado há cerca de um mês e as reuniões acontecem uma vez por semana com o intuito de debater temas correlatos, conhecer as práticas e as questões que giram em torno do assunto, uma disciplina cada vez mais presente nos museus em todo o mundo.

Cada encontro é debatido um ou mais textos sobre assuntos relacionados à Política de Acervos. O objetivo é ter maior consciência do que significa o termo, sua importância, seus objetivos, o modo como elaborar uma Política de Acervos e também as questões conceituais, históricas e técnicas concernentes ao seu desenvolvimento.

A proposta desta próxima reunião do Grupo é justamente dividir com a comunidade interessada o quem vem sendo debatido e estudado durante estas primeiras reuniões. Assim, surgiu a ideia da exibição de um filme e, após a sessão, abrir espaço para uma conversa sobre os acervos em geral, a museologia e a própria elaboração de uma Política de Acervos, suas exigibilidades e conceitos.

O filme foi especialmente escolhido por tratar do tema da forma cotidiana, ou seja, como de repente uma família tem de lidar com o acervo importante e valioso pertencente a um parente próximo.

Horas de Verão mostra dois irmãos e uma irmã de quarenta e poucos anos, cujas distintas trajetórias se chocam quando sua mãe — que preservava a obra de seu tio, o excepcional pintor do século XIX Paul Berthier — morre repentinamente. Os filhos são levados ao confronto de suas diferenças. Adrienne, uma bem sucedida designer em Nova York; Frédéric, economista e professor universitário em Paris; e Jérémie, um dinâmico empresário que vive na China, são apresentados às texturas e lembranças do final da infância, às memórias partilhadas, criando uma visão única do futuro.

A direção e o roteiro de Horas de Verão são de Olivier Assayas, mas o filme, lançado na França em 2008, foi muito bem recebido pela crítica também por sua excelente fotografia, a cargo de Eric Gautier. O resultado são realmente imagens nas quais as texturas nos remetem invariavelmente às telas das pinturas clássicas a óleo.


No elenco Juliette Binoche, Charles Berling e Jérémie Renier.
.[Exibição do filme Horas de Verão, do diretor Olivier Assayas, dia 08 de dezembro(quinta-feira), às 18h30m ,no Museu Victor Meirelles Rua Victor Meirelles, 59 – Centro – Florianópolis/SC.Entrada Gratuita.Tel.:             (48) 3222-0692

 fonte:
http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=183886


obs.:
TALENTOS museu2009 já assitiram este filme...

Nenhum comentário:

Postar um comentário