Ouvir o texto...

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Pontos de Memória: museu comunitário no RS identifica 60 referências culturais

O Ponto de Memória Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre (RS), lançou na quinta-feira (15) a exposição Lomba do Pinheiro – Patrimônio Inventariado e Itinerários culturais.


386036_256083161120980_100001578957643_687417_555046377_n
A solenidade de abertura contou com a presença de moradores e amigos do museu e de representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da  Regional do Ministério da Cultura e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram MinC).
A mostra, também reproduzida em formato de mapa manual,  foi concebida a partir do resultado de pesquisas históricas e do processo de inventário participativo realizado nos últimos dois anos por moradores.
O resultado foi a identificação de 60 pontos culturais estratégicos, que unem as 26 vilas que formam a região. Dentre eles, destacam-se o Sítio Arqueológico Boqueirão,  as comunidades indígenas Charrua, Kaingang e M’byá Guarani, a Vinícula Bordignan, a Represa Lomba do Sabão a Associação dos Amigos da Vila São Francisco, o Centro Hípico Recanto do Pinheiro e o próprio museu comunitário.
De acordo com a historiadora e coordenadora da exposição, Cláudia Feijó, os símbolos locais comuns nos territórios e vilas são as paradas de ônibus, o macaco Bugio Ruivo, as nascentes, as figueiras e os pinheiros, que dão origem ao nome do bairro.
“Desejamos que a exposição continue seu percurso nas escolas, entidades, famílias e entidades associativas, servindo de ponto de memória e de partida para novos inventários, textos, músicas imagens e esperanças em comum”, enfatiza Feijó.

O museu foi inaugurado em 2006, com o intuito de ser um espaço de reflexão para os moradores se reconhecerem como agentes transformadores da realidade, por meio de suas histórias de vida e lutas comunitárias.
A instituição também é um dos 12 Pontos de Memória apoiados pelo Ibram/MinC, em parceria com o Ministério da Justiça e a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI). O museu fica na Estrada João de Oliveira Remião, 2874, Lomba do Pinheiro, Porto Alegre (RS).
Fonte: Divulgação Pontos de Memória

Nenhum comentário:

Postar um comentário