Listen to the text.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

OFICINA DE FOTOGRAFIA

O Retrato da Atividade de Artesãos do Bixiga



A oficina propõe desenvolver aspectos teóricos e práticos do uso dos recursos da imagem fotográfica para retratar o ofício dos artesãos do Bixiga. Serão apresentados: os usos e funções da fotografia; a técnica fotográfica; a luz e os recursos de captação da imagem; edição e análise da imagem; edição para montagem de exposição.






Valor: Atividade Gratuita
Carga horária: 15 horas 




mais...
fonte:
http://www.usp.br/cpc/v1/php/wf05_agenda.php?ano_select=2011&mes_select=6&cat_select=0&id_evento=324

Uma obra de arte coletiva feita de sacos plásticos reutilizados

Museu Aero Solar: 


A Galeria Nacional da Dinamarca, fez uma parceria com Roskilde Festival de facilitar uma série de eventos de arte colaborativa no próximo festival em junho.
O maior evento, literalmente, é Museu Aero Solar - um balão de ar movido a energia solar enorme feito de sacos plásticos reutilizados.
A arte é concebida pelo artista Tomas Saraceno e frequentadores do festival podem participar através da recolha de sacos de plástico e gravando-os em pequenos troços. As seções de vários sacos são eventualmente ligado e formado em um grande balão que irá flutuar acima do solo.

mais:...
fonte:

(edital)Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia

Estão abertas até 30 de junho as inscrições para a 9ª edição do Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia, promovido pelo Instituto Sergio Motta (ISM). Ele tem como principal objetivo estimular a produção artística que explora a interface entre arte e novas tecnologias.

Para concorrer, os projetos devem pertencer a uma das seguintes áreas: Artes Interativas (ambientes imersivos, instalações interativas, simulação computacional e games), Arte e Ciência (vida artificial, arte transgênica, bioarte, robótica, inteligência artificial, sistemas de visualização e nanoarte), Artes do Corpo (videodança, videoperformance, dança mediada por tecnologia digital e performances ao vivo de DJs e VJs), Artes Sonoras (composições digitais, eletrônicas ou eletroacústicas, remixes e instalações sonoras), Imagem Digital e Animação Computacional (fotografia, vídeo, videoinstalação, animação, efeitos e simulações computacionais) e Visões de Rede (ciberliteratura, webarte, comunidades digitais com dispositivos móveis e mídias locativas). Eles deverão ser inscritos nas categorias Individual ou Dupla/Coletivo.

mais...
fonte:

Guia mostra informações completas sobre 3 mil museus brasileiros

Para marcar o Dia Internacional de Museus, o Ministério da Cultura lançou hoje (18), no Rio de Janeiro, um guia que reúne informações variadas sobre mais de 3 mil museus espalhados pelo território nacional. Fazem parte da publicação dados como endereço das instituições, tipo de acervo, acessibilidade, ano de criação, horário de funcionamento e infraestrutura disponível.
De acordo com a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, a compilação dos dados, desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), pode estimular o brasileiro a conhecer melhor a memória do país. “Esse guia é importante para que a população conheça sua história, sua identidade. É um trabalho minucioso e, com isso, o Brasil todo vai ter acesso às informações que existem na nossa memória”, destacou.
Segundo ela, o país já conta com um número satisfatório de instituições desse tipo, mas ainda é necessário popularizá-las, incentivando de forma mais efetiva a visitação por estudantes e famílias.
A coordenadora-geral de Sistemas de Informação Museal do Ibram, Rose Miranda, explicou que o guia foi criado com base no banco de dados do Cadastro Nacional de Museus, criado pelo instituto em 2006. Segundo ela, há 11 anos não era lançada no Brasil uma publicação semelhante. “Esse é o maior e mais completo guia desse tipo. O máximo que os anteriores conseguiam reunir eram 800 instituições. Agora, ultrapassamos a marca dos 3 mil [museus]”, afirmou.
Rose Miranda destacou que, entre os museus listados, há os tradicionais, como o Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro – que reúne um acervo de quase 280 mil itens que contam fatos importantes da história do país – e outros menos conhecidos pela população que, muitas vezes, trazem temas até pitorescos, como o Museu da Cachaça, em Miguel Pereira (RJ); do Computador, em Maringá (PR); e dos Brinquedos, em Belo Horizonte.
A museóloga explicou que, inicialmente, foram impressos 6 mil exemplares. Parte deles será distribuída em diversas instituições relacionadas à cultura no país. Outra parte será vendida em livrarias comerciais. Ainda segundo a coordenadora do Ibram, o conteúdo será disponibilizado gratuitamente para download e consulta no site do instituto.

fonte:
http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2011/05/18/guia-mostra-informacoes-completas-sobre-3-mil-museus-brasileiros/

Farol da Barra abre para visitação - Salvador - BA - BR

Farol da Barra abre para visitação ao  público pela primeira vez em Salvador

O Farol da Barra, famoso ponto turístico de Salvador, capital da Bahia, abriu nesta quarta-feira (18) para visitação ao público. Somente seis visitantes podem subir os 88 degraus do farol por vez.
O local foi construído em 1698 e faz parte do complexo militar do Forte de Santo Antônio. O Farol da Barra já abrigava o Museu Náutico no Forte de Santo Antônio e recebe cerca de 2 milhões de turistas por ano.

fonte:
http://noticias.r7.com/cidades/noticias/farol-da-barra-abre-para-visitacaodo-publico-pela-primeira-vez-em-salvador-20110518.html