domingo, 29 de maio de 2011

E tudo é inspirado nos estúdios da Vera Cruz...

A grande notícia da Memória na última semana foi a de que o Museu da Televisão Brasileira virá para São Bernardo antes de setembro. Ficará na Cidade da Criança e focalizará toda a história da televisão: de São Paulo e de outros Estados.
Conversamos com Luiz Francfort, pioneiro da televisão, e o professor Antonio de Andrade, da Universidade Metodista. E os dois explicaram que a escolha de São Bernardo tem tudo a ver com a Companhia Cinematográfica Vera Cruz: do cinema à televisão foi o salto dos nossos artistas pioneiros.
"Quando fecha a Vera Cruz, ficam todos desempregados. E vão fazer publicidade para TV, ainda em películas, já que não havia vídeo-tape", conta Andrade.
"A Vera Cruz é simbólica; tem uma força grande; e o Museu da Televisão está sendo montado ao lado dos antigos estúdios", acrescenta Luiz Francfort.
Além do que a Cidade da Criança, de 1968, só existe por causa da novela Redenção, da antiga Excelsior, que ficou quase três anos no ar. A Prefeitura - tempo do prefeito Hygino de Lima - aproveitou o espaço cenográfico e surgiu aquele que já foi chamado de o maior parque temático brasileiro.
GRANDE ABC
À frente do Museu da Televisão Brasileira está o Aquário de São Paulo. E seus idealizadores criaram espaço para homenagear o artista e o técnico do Grande ABC, da atriz Marisa Prado (estrela da Vera Cruz) ao cenógrafo Pierino Massenzi, recentemente falecido. Eles também participaram da História da Televisão Brasileira e não serão esquecidos, a exemplo de tantos mais. 


fonte:
http://www.dgabc.com.br/Columnists/Posts/15/5713/e-tudo-e-inspirado-nos-estudios-da-vera-cruz.aspx