Listen to the text.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Ecomuseu Santana virtual

visitar
a sua imagem está visitem.

http://www.intel.com/museumofme/r/index.htm

Faça um museu de sua vida no Facebook!

O Museu do Eu da vida online



Intel acaba de criar o “Museum of Me”, ou o “Museu do Eu”. É um aplicativo do Facebook, que consiste em pegar todas as informações do seu perfil da rede social, e criar, de fato, um museu da sua vida. A vida online, pelo menos.
 e ir em “Connect with Facebook”. Depois de permitir que a aplicação vasculhe o seu perfil, o site começará a criar o museu. Fique esperto, porque pegar todos os dados é algo demorado.
Feito isso, veja com seus próprios olhos e deixe a mágica acontecer.

fonte:

Governo de São Paulo realiza 3º Encontro Paulista de Museus no Memorial da América Latina

Com o tema “Articulando Territórios”, o evento reúne prefeitos, secretários de cultura, dirigentes e profissionais de museus

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e do Sistema Paulista de Museus, promove o 3º Encontro Paulista de Museus entre os dias 6 e 8 de junho, no Auditório Simon Bolivar do Memorial da América Latina.

Com o objetivo de debater aspectos da gestão e da política das instituições museológicas, além de ampliar a rede de interlocução e de colaboração entre os museus paulistas, o evento reúne prefeitos, secretários de cultura, dirigentes e profissionais de museus do Estado de São Paulo, além de convidados nacionais e internacionais.

Com o tema Articulando Territórios, esta edição do encontro apresenta os museus como equipamentos culturais que são capazes de atuar no desenvolvimento regional, por meio da articulação entre preservação do patrimônio, difusão e pesquisa. “Na sua terceira edição, o Encontro consolida-se como um momento importante para a troca de experiências e informações em busca da qualificação dos museus paulistas e do Brasil”, afirma o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo.

Como nos anos anteriores, a programação contempla discussões de interesse da comunidade museológica, visando a qualidade e o fortalecimento dos museus paulistas. O evento também tem o objetivo de estimular os dirigentes a criar estratégias de desenvolvimento social e econômico dos municípios que incluam a preservação e divulgação do patrimônio cultural e museológico.

Um dos destaques da programação é a palestra Museu: Território do Desenvolvimento Regional e Turismo, no dia 6, que conta com uma exposição das práticas desenvolvidas no Centro de Arte Contemporânea de Inhotim, na cidade de Brumadinho em Minas Gerais, na Fundação Museu do Homem Americano, em São Raimundo Nonato no Piauí, e na Cidade da Cultura da Galícia, em Santiago de Compostela na Espanha. Já no dia 7, a diretora da Rede Portuguesa de Museus, Isabel Victor, apresenta o trabalho da rede de articulação das instituições museológicas em Portugal.

Ainda no dia 7, às 18h30, acontece o evento de lançamento das publicações Documentação e Conservação de Acervos Museológicos – Diretrizes e Para Além dos Muros – Por uma Comunicação Dialógica entre Museus e Entorno, da Coleção Museu Aberto; Waldisa Rússio Camargo Guarnieri: textos e contextos de uma trajetória profissional e O ICOM-Brasil e o pensamento museológico brasileiro: documentos selecionados, da ICOM Brasil e Museu Arte Hoje, Relatos Críticos – Seminários da 27ª Bienal de São Paulo e Modos de Representação da Bienal de São Paulo, da Coleção Fórum Permanente.

No último dia do Encontro, 8 de junho, os participantes podem conferir o Colóquio Internacional sobre o tema Museus, Território e Identidade. A mesa conta com as participações de Américo Castilla, presidente da Fundación TyPA – Teoria y Practica de las Artes, localizada na cidade de Buenos Aires; e com Ignácio Santos Cidrás, diretor de Ação Cultural da Cidade da Cultura de Galícia, na Espanha.

Também estão programadas as atividades Grupos de Trabalho Regionais e os Encontros temáticos: Rede de Museus de Ciências, Rede de Museus de Arte e Rede de Museus Históricos e Pedagógicos.

Com produção da ACAM Portinari, o evento é gratuito e aberto a profissionais interessados no tema: gestores, autoridades municipais, estaduais e federais, pesquisadores e estudantes. Os interessados devem realizar inscrição prévia através do site www.encontropaulistademuseus.com.br. A programação completa também está no site, com informações sobre hotéis e meios de transporte.

fonte:

Google apresenta o Art Project, uma ferramenta para se conhecer os museus do mundo por dentro



Hoje a página inicial do Google apresenta um link para o Art Project ( googleartproject.com ), um novo projeto da gigante das buscas para mostrar um pouco dos famosos museus do mundo por dentro. Os usuários podem ver as obras expostas nos museus ou até mesmo navegar pelos corredores e salas, como se estivessem por lá.
A quantidade de museus ainda é pequena, mas o acervo digital já conta com imagens do Tate Britain e do National Gallery, de Londres, do Museu Van Gogh, de Amsterdã, do Metropolitan, de Nova York e do Palácio de Versalhes, na França. A Google explica que o projeto é uma parceria entre a ela e os grandes museus do mundo, para “levar as obras de arte até os usuários por meio da internet e com uma grande riqueza de detalhes”.
Os usuários podem navegar pela obras, como em um slide show, ou de uma forma muito parecida com a do Google Street View. Muito provavelmente esta é a forma mais interessante de passear pelos museus do mundo, já que dá – guardados os devidos limites, claro – a sensação é de estar realmente andando pelos corredores dos museus.
Algumas imagens estão em baixa resolução, principalmente se comparadas ao serviço “equivalente” do Street View. Mesmo assim, “caminhar” pelos corredores e ver as obras de arte expostas é muito interessante e a resolução das imagens é suficiente para se ter ideia de como são os museus por dentro e de como estão expostas as obras.
Um detalhe muito interessante da página também é que seu fundo muda constantemente, sempre apresentando uma obra diferente a cada atualização da página. Vale a pena conferir!

fonte: