Listen to the text.

terça-feira, 14 de junho de 2011

De onde vêm as boas ideias?

Olá TALENTOS...

De onde vêm as boas ideias?
Vídeo de 4 minutos...muito bom.
abs. edison mariotti

visite: http://www.youtube.com/watch?v=g6tgH2dWx5c&feature=player_embedded

Diretora do SISEM-SP divulga cenário dos museus do Estado

Diretora do SISEM-SP divulga cenário dos museus do Estado

SISEM-SPLevantamento realizado entre maio e dezembro de 2010 revela que 48% dos museus do Estado de São Paulo são museus históricos e/ou pedagógicos e mais da metade não tem serviço educativo ou espaço para exposições temporárias. Estes são alguns dos dados de levantamento divulgado pela Diretora do Grupo Técnico do Sistema Estadual de Museus - GTSISEM - SP, Renata Motta, durante o 3º Encontro Paulista de Museus, realizado de 6 a 8 de junho, em São Paulo.
Confira alguns dados da pesquisa feita com 415 instituições, localizadas em 190 municípios do estado:
- Acervo:
40% - museus históricos
8% - museus históricos e pedagógico
15% - museus de tecnologia e ciências
12% - museus de arte
- Administração:
Pública direta - 265 museus
Pública indireta - 35
Privada - 115
- Número de funcionários:
Quase 75% têm até 10 funcionários (64% têm até 5)
1% tem mais do que 50 funcionários
2% têm voluntários
O mapeamento, feito entre maio e dezembro de 2010, deverá ser disponibilizado para consulta até o fim do ano. Segundo Renata Motta, a idéia agora é ratificar com os museus todos os dados colhidos e, com sua autorização, fazer disso uma publicação e um cadastro on-line, com atualização permanente.

fonte:

Ciclo de palestras Neuro: Ciências, Arte e Filosofia

Caríssimas e caríssimos, 
 
Comunicamos que o Ciclo de palestras Neuro: Ciências, Arte e Filosofia irá oferecer no próximo sábado, 18/6, às 15 horas, na Estação Ciência, a palestra  "Ilusões: uma visão para a percepção"com o professor Marcus Vinicius Baldo.

Mais informações abaixo:
 
Título: Ilusões - uma janela para a percepção.
Resumo: muitas vezes nos surpreendemos ao darmos conta da discrepância entre o mundo que vemos e o mundo real que nos rodeia. Um exemplo milenar é a lua cheia, que vemos flutuando enorme no horizonte, mas que se torna cada vez menor à medida que vai ficando alta no céu. Ao descobrirmos que a imagem da Lua não muda seu tamanho, e que  vê-la tão maior quando nasce ou se põe é fruto de uma ilusão misteriosa, sempre relutamos em acreditar. Pois essa e tantas outras ilusões são ferramentas úteis, verdadeiras "janelas" que nos permitem perscrutar o que é a nossa percepção do mundo, nem sempre tão fiel como imaginávamos. Desde há muito tempo matéria-prima de artistas e filósofos, atualmente as ilusões são também protagonistas nas aventuras de muitos neurocientistas.

Currículo resumido
Médico pela Universidade de São Paulo (1985) e Bacharel em Física, também pela USP (1989), doutorou-se em Fisiologia Humana pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP (1990), realizando seu pós-doutoramento na Universidade da Califórnia, Berkeley (1993-1995). Docente do ICB-USP desde 1988, é Professor Associado (livre-docente) do Departamento de Fisiologia e Biofísica, onde coordena o Laboratório de Fisiologia Sensorial "Roberto Vieira", dedicado à neurofisiologia da percepção. Ocupa, atualmente, os cargos de Presidente da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento - SBNeC (2008-2011) e de Secretário Geral da Federação de Associações Latino-Americana deNeurociências - FALAN (2009-2013).
 
Contamos com a presença de todos.
Um grande abraço
 
Rua Guaicurus, 1394 - Lapa
São Paulo, 05033-002
(0xx)11 3673-7022

O Brasil na Arte Popular - Acervo Museu Casa do Pontal

Até 26 de junho, o Museu Nacional da República abriga a mostra O Brasil na Arte Popular - Acervo Museu Casa do Pontal, com mais de 1.500 obras de 70 artistas populares, provenientes da coleção do designer francês Jacques Van de Beuque, que viajou por 40 anos pelo país formando o maior acervo de arte popular do Brasil.

O pano de fundo da exposição, além de homenagear o Mestre Vitalino e o ex-vice-presidente José Alencar, são as viagens feitas por Van de Beuque para "recrutar" as obras de sua coleção.

A mostra está dividida nos núcleos Vitrine de Terra, que mostra a arte da cerâmica e da arte do Vale do Jequitinhonha; a Arte Incomum e Visionária, com figuras antropozoomorfas e mandalas que representam o ciclo infindável da vida; a História da Arte Popular, que abriga um painel fotográfico do Mestre Vitalino e o Cangaço, que tem como destaque a obra Lampião Sereia, de Manuel Galdino.

Para finalizar, o Ciclo da Vida traz obras que homenageiam os nascimentos, a infância com suas brincadeiras, os namoros, as conversas nas feiras, músicas e casamentos.

Foto: Nhozim, São Luis, MA / Roda de Bumba-meu-boi / Acervo do Museu Casa do Pontal






fonte:
http://www.guiadasemana.com.br/Brasilia/Musica_e_Artes/Evento/O_Brasil_na_Arte_Popular_Ace_.aspx?id=79807

BelPress conquista a conta dos Museus temáticos de Gramado

A BelPress Comunicação passa a atender, a partir deste mês (Junho/2011), a conta dos Museus temáticos de Gramado. Entre os Museus estão: Hollywood Dream Cars, Dreamland – Museu de Cera, Harley Motor Show – Museu de Motos e Super Carros. A divulgação dos museus será a nível nacional. 
Confira algumas informações sobre os Museus temáticos de Gramado/RS: 

:: Hollywood Dream Cars 
A mais linda exposição de carros antigos do Brasil. Nela pode-se sentir e viver o clima da emoção e nostalgia do glamour de Hollywood, dos anos dourados das décadas de 50 e 60, além de conhecer maravilhosas motos antigas, das mais famosas marcas, restauradas em grau de perfeição. 
Endereço: Av. das Hortênsias, 4151, Gramado/RS. 
Fone: (54) 3286-4515 
Horário de funcionamento: todos os dias, 9h às 18h 
E-mail: hollywooddream@gramadosite.com.br 
http://www.hollywooddreamcars.com.br 


:: Dreamland - Museu de Cera 
O Museu de Cera Dreamland, em Gramado, é o primeiro projeto do gênero a apresentar ícones do cinema e da cultura pop em toda America Latina. Mais de 50 astros do cinema e personalidades distribuídos em 18 cenários temáticos. O Dreamland Museu de Cera de Gramado é uma terra de sonhos e fantasias, em que a visita levará o turista a um mundo mágico em que tudo é possível. 
Endereço: Av. das Hortênsias, 5507, Gramado/RS. 
Fone: (54) 3286-5100 
E-mail: contato@museudeceradreamland.com.br 
Horário de funcionamento: domingo a sexta-feira das 8h as 18h e em sábado, das 8h as 19h30min 
http://www.museudeceradreamland.com.br 


:: Harley Motor Show- Museu de Motos 
Motociclismo é uma grande paixão e para os amantes das Harley-Davidsons é um grande estilo de vida. Harley Motor Show, primeiro espaço temático em toda a América Latina inteiramente dedicado aos apaixonados pelas motos Harley Davidson. 
Numa área de quase 1.000 m2 apresenta mais de 20 motos Harley Davidson incrivelmente restauradas, abrangendo quase um século de verdadeiras 
preciosidades até os mais modernos e atuais modelos. Entre as mais marcantes atrações do Harley Motor Show está uma moto idêntica à vista no filme 
“Sem Destino” (Easy Rider, 1969), além de máquinas iguais às usadas pela polícia rodoviária federal e à polícia do exército. Há ainda uma Night Road, 
que foi projetada em parceria com a Porsche, e outros modelos dos anos 20 aos anos 70 do século XX. 
Endereço: Av. das Hortênsias, 5507, Gramado/RS. 
Fone: (54) 3295 - 1413 
E-mail: harleymotorshow@hotmail.com 
Horário de funcionamento: domingo a sexta-feira das 8h as 18h e de sábado das 8h as 19h30min. 
www.harleymotorshow.com.br 


:: Super Carros 
Com a proposta de realizar o desejo de muitas pessoas que sonham em um dia dirigir um super carro, o Dream Cars aportou em Gramado. 
A empresa coloca ao alcance de todos a possibilidade de dirigir nada mais nada menos do que ícones do automobilismo mundial como a Ferrari F360 F1, Camaro SS, Dodge Challenge e a réplica do Shelby Cobra. Já para quem prefere apreciar a paisagem tranquilamente também é possível aproveitar um passeio na corona de um desses carros dos sonhos. 
Em breve o Super Carros terá um espaço exclusivo com diversas máquinas, inclusive a disposição para um passeio. 
Endereço: Av. das Hortênsias, 4151, Gramado/RS. 
Fone: (54) 8402-2833 ou 9139-3021. 
E-mail: clarissa@supercarros.cc 
http://www.supercarros.cc/Blog/ 



Valores de entrada dos Museus: 
R$20,00 ( cada museu ) 
Passaporte para: Hollywood Dream Cars, Dreamland – Museu de Cera e Harley Motor Show - R$40,00 


BelPress Comunicação 
http://belpress.com.br 

Inscrições para curso cultural sobre museus estão abertas


As inscrições para o “Curso de Difusão Cultural: Museus, Histórias e Memórias: Projetos Educativos” estão abertas e seguem até 1º de julho. O curso gratuito será ministrado noMuseu Republicano “Convenção de Itu” nos dias 5, 12, 26 de julho e 2 de agosto (terças-feiras)
O objetivo é discutir as relações entre educação e patrimônio cultural, problematizando as ações de preservação enquanto espaços de lutas de interesses dos vários grupos sociais. Neste sentido, pretende-se desenvolver um debate acerca das diferentes memórias, considerando a educação como meio eficaz para a ampliação dos segmentos sociais envolvidos no processo de preservação do patrimônio cultural.
O projeto terá coordenação da Professora Doutora Cecília Helena L. de Salles Oliveira, diretora do Museu Paulista e Museu Republicano “Convenção de Itu” da Universidade de São Paulo. Ministrante: Ms. Aline Antunes Zanatta/ educativo do Museu Republicano “Convenção de Itu”, mestre em História Cultural pelo IFCH/Unicamp, e doutoranda do programa em História Econômica da FFLCH/USP
Serão disponibilizadas 40 vagas e os interessados poderão fazer suas inscrições através do telefone (11) 4023-0240 (ramal 5) ou através do e-mail edu.mrci@usp.br
Serviço
Local: Auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano “Convenção de Itu”
Endereço: rua Barão de Itaim, 140, centro
Datas: 5, 12, 26 de julho e 02 de agosto (terças-feiras)
Horário: das 17 às 20 horas
Vagas: 40
Carga horária: 12 horas
Mais informações: (11) 4023-0240

fonte: