segunda-feira, 18 de julho de 2011

Homenagem a memória dos ex-combatentes de 1932

Secretaria de Cultura realiza Café Musical e anuncia nova sala no Museu
Aconteceu no último sábado, 9 de julho, o Café Musical em homenagem a memória dos ex-combatentes de 1932 de nossa cidade. O evento foi marcado por muita emoção e boa música. Parentes e amigos dos ex-combatentes compareceram ao evento que foi realizado no Museu Gustavo Teixeira, e cada qual ao seu modo, expressou sua homenagem. 
“Arte e História são indissociáveis. A Arte tem o poder de reunir pessoas, favorecer a aquisição de novos conhecimentos, além de promover diferentes manifestações artísticas e culturais. E, com muita sensibilidade foi possível, neste Sarau, contemplar as composições de grandes músicos de séculos passados e homenagear os ex-combatentes de 1932. Com certeza, foi um evento marcado por lembranças, emoção e história”, declarou a secretária de Cultura de São Pedro, Viviane Stocco.
Ao final do Café foi anunciada pela secretária de Cultura, Viviane Stocco, a nova sala de exposição do Museu sobre os Revolucionários pela Constituição de 1932. Sob a curadoria e pesquisa histórica de Rodrigo Luiz dos Santos, foi dado o início para a formação do acervo com a doação realizada pelo Prof. Dr. João Francisco de Aguiar, que doou ao Museu o acervo composto de documentos e objetos de seu pai, Sebastião de Aguiar.
O novo espaço passará por uma reestruturação para abrigar o acervo, e deverá ser inaugurada até o final desse ano. Para tanto, o Museu realizará algumas rodas de bate-papo com parentes dos ex-combatentes para a configuração da exposição, assim como o enriquecimento de dados e objetos para o material expográfico. 
“Quem possuir documentos, fotos e objetos dos ex-combatentes pedimos a gentileza que também nos procure, para emprestarem os documentos e fotos para fazermos cópias para utilizá-los na nova exposição”, enfatiza o Diretor do Museu Gustavo Teixeira, Rodrigo Luiz dos Santos.



fonte:
http://www.folhadesaopedro.com.br/pg_noticias_det.php?id_noticia=9096,11

Ibram abre inscrições para 5ª Primavera dos Museu

Estão abertas as inscrições para museus e instituições culturais interessados em participar da 5ª Primavera dos Museus, que acontecerá de 19 a 25 de setembro de 2011. As instituições têm até 12 de agosto para inscrever seus eventos.Mulheres, Museus e Memórias é o tema desta edição. A inscrição é feita neste site.
Coordenada pelo Ibram, a Primavera dos Museus é realizada anualmente no início da primavera, com o objetivo de sensibilizar os museus e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade.
Nas quatro edições anteriores, a Primavera dos Museus ofereceu mais de 3 mil ações organizadas por museus e instituições culturais de todo o país. Seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, mesas-redondas, visitas guiadas e exibições de filmes são alguns dos eventos realizados. Os temas dos anos anteriores foramMeio Ambiente, Memória e Vida; Museus e o Diálogo Intercultural; Museus e Direitos Humanos e Museus e Redes Sociais.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação do Ibram: ascom@museus.gov.br e (61) 9619-5445
Maria Valentina Naves: (61) 2024-4115
Tatiana Beltrão: (61) 2024-4035

fonte