A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), por meio da Assessoria de Projetos, realiza em Coxim, de 8 a 12 de agosto a oficina Capacitação em Elaboração de Projetos Culturais, voltado à capacitação de gestores culturais no interior do estado. O treinamento será feito pela técnica e analista de atividades culturais Eliane Miranda.
A oficina integra o programa Interação e visa a capacitação de gestores de projetos culturais, direcionada para produtores culturais, artistas, servidores públicos e sociedade civil. A ação conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Coxim, através da Fundação Professora Clarice Rondon de Cultura, Desporto e Lazer - Funrondon.
O projeto acontece no campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na Estrada do Pantanal, das 7h às 11h, e das 13h às 17h. A capacitação será dividida em 4 módulos, com abordagem inicial voltada aos conceitos básicos da cultura universal, nacional e Estadual. No módulo 2, o curso abordará a legislação voltada ao fomento do setor, apresentando aos alunos os detalhes da Lei Rouanet (Lei n.º 8.313 de 23/12/1991), Lei do Audiovisual (Lei n.º 8.685 de 20/07/1993), Fundo Nacional de Cultura (FNC) e o Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC/MS).
Nos dois últimos módulos serão discutidas as técnicas de criação e planejamento para projetos culturais (criação, elaboração, pré-produção) e a Captação de Recursos. Este último apresentará as estratégias necessárias para criação do projeto de captação, elaboração das propostas de patrocínio, prestações de contas e relatórios finais.
Interação
O projeto tem como objetivo capacitar profissionais para atuarem no mercado cultural, capazes de planejar, executar e gerenciar projetos de maneira eficaz. Tem como público-alvo os servidores públicos do setor cultural e áreas afins, além de professores, coordenadores, universitários, músicos, artesãos, gestores e lideranças culturais locais.
Em desenvolvimento desde março de 2007, já atendeu mais de 35 municípios e público direto de aproximadamente 800 participantes. A última capacitação aconteceu em Inocência entre 11 a 15 de julho de 2011.
Serviço: As inscrições para a Oficina de Capacitação em Elaboração de Projetos Culturais em Coxim são gratuitas e podem ser feitas nas dependências da Funrondon, na Rua Antonio de Albuquerque, 100, Centro, com Élson Vital, das 7h às 12h, pelos telefones 3291- 4778 / 3291-3383 ou pelo email funrondoncdl@yahoo.com.br.
Os municípios ou entidades interessados em firmar parceria com a Fundação de Cultura para a realização do Interação – Capacitação em Elaboração de Projetos Culturais - podem entrar em contato nos seguintes telefones: 3316-9328 / 3316-9329 ou por meio do e-mail fcmsprojetos@gmail.com.
fonte:
http://www.pantanalnews.com.br/contents.php?CID=73784
Considerado um dos principais atrativos durante o inverno em Campos do Jordão, o Espaço Veja Cultural São Paulo completa nove anos de atividades na cidade.
O turista que visita o principal destino das férias de julho com certeza já conhece o local, que tem como um dos principais atrativos a patinação no gelo, sessões de cinema, shows e outras atividades para a família, como arvorismo, workshop sobre vinho e massagem. Todas as atividades são gratuitas.
O Espaço, que recebeu em 2010 um público de 207 mil pessoas, vem crescendo em média 10% ao ano desde sua chegada em Campos, e em 2011 esta marca deve atingir um público entre 210 ou 220 mil participantes.
Quem informa estes dados é o Gerente de Marketing da Editora Abril Gustavo Fávero, que conversou com a reportagem da NetCampos para dar mais detalhes sobre o espaço.
"É um dos maiores atrativos do inverno brasileiro, com certeza." Argumenta Gustavo sobre o Espaço Veja, que oferece cultura, lazer e entretenimento para crianças e adultos.
Tanto o público leitor da revista Veja, como o não leitor, tem acesso a atividades e ainda tem contato com outras marcas patrocinadoras.
Segundo Fávero, neste ano o Espaço Veja tem acompanhado um fenômeno interessante. Durante quartas e quintas-feiras espaço está tão cheio quanto nos finais de semana, onde é possível observar um público mais qualificado de pessoas que tem casa em Campos do Jordão.
O gerente diz ainda que as pessoas que frequentam o Espaço Veja se identificam com a marca, então trata-se um público com mais qualificação, que tem acesso a uma "versão ao vivo da revista Vejinha".
Quanto às edições futuras, já existe para o próximo ano uma grande intenção dos patrocinadores em continuar participando devido ao sucesso do projeto. "Em 2012 estaremos aqui no décimo ano, fazendo algo ainda maior". Completa Fávero.
Em termos de marketing o Espaço Cultural Veja representa uma ampliação na estratégia da Editora Abril, que além do trabalho de credibilidade publicado na revista impressa, está também na internet, nos dispositivos móveis e também nos eventos, o que gera receita publicitária e expõe a marca de forma diferenciada.
Nos eventos a editora consegue atingir um público que não alcança pela revista ou site, um público que interage com a marca, e consequentemente pode passar a ser leitor.
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