A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), por meio da Assessoria de Projetos, realiza em Coxim, de 8 a 12 de agosto a oficina Capacitação em Elaboração de Projetos Culturais, voltado à capacitação de gestores culturais no interior do estado. O treinamento será feito pela técnica e analista de atividades culturais Eliane Miranda.
A oficina integra o programa Interação e visa a capacitação de gestores de projetos culturais, direcionada para produtores culturais, artistas, servidores públicos e sociedade civil. A ação conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Coxim, através da Fundação Professora Clarice Rondon de Cultura, Desporto e Lazer - Funrondon.
O projeto acontece no campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na Estrada do Pantanal, das 7h às 11h, e das 13h às 17h. A capacitação será dividida em 4 módulos, com abordagem inicial voltada aos conceitos básicos da cultura universal, nacional e Estadual. No módulo 2, o curso abordará a legislação voltada ao fomento do setor, apresentando aos alunos os detalhes da Lei Rouanet (Lei n.º 8.313 de 23/12/1991), Lei do Audiovisual (Lei n.º 8.685 de 20/07/1993), Fundo Nacional de Cultura (FNC) e o Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC/MS).
Nos dois últimos módulos serão discutidas as técnicas de criação e planejamento para projetos culturais (criação, elaboração, pré-produção) e a Captação de Recursos. Este último apresentará as estratégias necessárias para criação do projeto de captação, elaboração das propostas de patrocínio, prestações de contas e relatórios finais.
Interação
O projeto tem como objetivo capacitar profissionais para atuarem no mercado cultural, capazes de planejar, executar e gerenciar projetos de maneira eficaz. Tem como público-alvo os servidores públicos do setor cultural e áreas afins, além de professores, coordenadores, universitários, músicos, artesãos, gestores e lideranças culturais locais.
Em desenvolvimento desde março de 2007, já atendeu mais de 35 municípios e público direto de aproximadamente 800 participantes. A última capacitação aconteceu em Inocência entre 11 a 15 de julho de 2011.
Serviço: As inscrições para a Oficina de Capacitação em Elaboração de Projetos Culturais em Coxim são gratuitas e podem ser feitas nas dependências da Funrondon, na Rua Antonio de Albuquerque, 100, Centro, com Élson Vital, das 7h às 12h, pelos telefones 3291- 4778 / 3291-3383 ou pelo email funrondoncdl@yahoo.com.br.
Os municípios ou entidades interessados em firmar parceria com a Fundação de Cultura para a realização do Interação – Capacitação em Elaboração de Projetos Culturais - podem entrar em contato nos seguintes telefones: 3316-9328 / 3316-9329 ou por meio do e-mail fcmsprojetos@gmail.com.
fonte:
http://www.pantanalnews.com.br/contents.php?CID=73784

O turista que visita o principal destino das férias de julho com certeza já conhece o local, que tem como um dos principais atrativos a patinação no gelo, sessões de cinema, shows e outras atividades para a família, como arvorismo, workshop sobre vinho e massagem. Todas as atividades são gratuitas.
O Espaço, que recebeu em 2010 um público de 207 mil pessoas, vem crescendo em média 10% ao ano desde sua chegada em Campos, e em 2011 esta marca deve atingir um público entre 210 ou 220 mil participantes.

"É um dos maiores atrativos do inverno brasileiro, com certeza." Argumenta Gustavo sobre o Espaço Veja, que oferece cultura, lazer e entretenimento para crianças e adultos.
Tanto o público leitor da revista Veja, como o não leitor, tem acesso a atividades e ainda tem contato com outras marcas patrocinadoras.
Segundo Fávero, neste ano o Espaço Veja tem acompanhado um fenômeno interessante. Durante quartas e quintas-feiras espaço está tão cheio quanto nos finais de semana, onde é possível observar um público mais qualificado de pessoas que tem casa em Campos do Jordão.
O gerente diz ainda que as pessoas que frequentam o Espaço Veja se identificam com a marca, então trata-se um público com mais qualificação, que tem acesso a uma "versão ao vivo da revista Vejinha".

Em termos de marketing o Espaço Cultural Veja representa uma ampliação na estratégia da Editora Abril, que além do trabalho de credibilidade publicado na revista impressa, está também na internet, nos dispositivos móveis e também nos eventos, o que gera receita publicitária e expõe a marca de forma diferenciada.
Nos eventos a editora consegue atingir um público que não alcança pela revista ou site, um público que interage com a marca, e consequentemente pode passar a ser leitor.
fonte: