Listen to the text.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

'5ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza'


Começa nesta terça-feira, 25, a 5ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza, com projetos inovadores de alunos das Escolas Técnicas (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais. Uma telha feita de chapas de raio-X, uma bola de futebol ecológica elaborada com pneus (proposta para a Copa de 2014) e uma bengala com sensor para cegos estão entre as invenções, que aliam criatividade, preocupação com o meio ambiente e responsabilidade social.


Horário: 25 outubro 2011 às 1:00 a 27 outubro 2011 às 21:00
Cidade: São Paulo
Organizado por: ETEC


Categoria 01 


Ciências humanas, sociais e artes: 
      Projetos sobre memória, comunicação, artes visuais, dança, teatro, design gráfico, moda, design de interiores, vídeo, multimídia, música, fotografia, turismo, informação, hospitalidade, educação, didática, pedagogia, metodologia, linguística, linguagem, documentário, cultura, abordagens étnico-raciais, política, comportamento, história, geografia, sociologia, filosofia, antropologia, museologia, arqueologia, direito, planejamento urbano e regional, desenho industrial, demografia, entre outros.


Responsável:
Carolina Marielli Barreto - feteps.01@etec.sp.gov.br






FETEPS é o espaço para a demonstração e socialização de projetos de pesquisa, produções culturais, serviços e experiências bem sucedidas das escolas técnicas e faculdades de tecnologia do Centro Paula Souza, assim como de integração das instituições de educação profissional pública entre de diversos estados do País e de parceiros da América Latina.


A 5ª Edição da FETEPS acontecerá na cidade de São Paulo no mês de outubro e terá sua programação divulgada em agosto de 2011.

inscrições abertas para Encontro de Produtores em Cartagena

O VII Encontro Internacional de Produtores do Festival de Internacional de Cine de Cartagena, que acontece entre 24 e 28 de fevereiro de 2012, está com as inscrições abertas até 11 de novembro.  A convocatória é destinada a produtores latino-americanos com projetos de longa-metragem de ficção em etapa de desenvolvimento, que garantam contar com o mínimo de 10% do custo total da produção.

I


Dentre os projetos que cumprirem os requisitos, serão selecionados 10 projetos colombianos e 6 latino-americanos. Os resultados serão divulgados no dia 19 de dezembro no site oficial do festival.
O projeto com melhor desempenho durante o festival receberá o direito de assistir ao Producers Network Del Marché Du Film Del Festival Internacional de Cine de Cannes, em sua edição de 2012.
Veja a listagem de documentos, o cronograma do processo de convocatória e outras informações no site www.ficcifestival.com.
*Com informações do site da Ancine

fonte:
Roseli Biage

I Encontro Funarte de Política para as Artes



É com grande satisfação que a Fundação Nacional de Artes – FUNARTE, através do Centro de Programas Integrados, apresenta o Encontro Funarte de Políticas para as Artes, cujo objetivo é promover diálogos em torno das políticas empreendidas para as artes no país e promover uma troca de experiências entre artistas, produtores culturais, gestores e pesquisadores, estimulando a reflexão e fortalecendo a atuação de instituições de interesse público,
sociedade civil e agentes culturais que produzem e difundem a arte brasileira no país ou fora dele.
O evento reunirá especialistas, estudiosos e interessados nas questões relativas à área das políticas para as artes e será composto por mesas de experiências e de exposições, grupos de trabalho de boas práticas e mostra artística, sendo aberto para o público em geral. As discussões terão como pano de fundo cinco eixos temáticos: arte e tecnologia; fomento; artes e economia criativa; gestão de políticas culturais; arte e sustentabilidade, memória e preservação.
Assim, vimos convidá-lo a participar do evento que acontece no Rio de Janeiro. A presença e contribuição dos Colegiados Setoriais do Conselho Nacional de Políticas Culturais são importantes para que possamos aprofundar o papel da Funarte no campo das políticas para as artes em todo o território nacional.
Ajudem a divulgar este evento!
Encontro Funarte de Política para as Artes
8, 9 e 10 de novembro de 2011, de 10h às 17h
www.funarte.gov.br/encontro
Palácio Gustavo Capanema — Auditório Gilberto Freire- Rio de Janeiro – RJ

fonte:

Babel das Artes 

Museu preserva a história do açúcar e do etanol

O Instituto Brasil Leitor, em parceria com a Prefeitura Municipal de Piracicaba, lançou no início deste ano o projeto do Museu do Açúcar e Etanol. No local, o público terá acesso a um excelente conteúdo de cultura e educação. Os visitantes poderão conferir salas de exposições temporárias, espaços dinâmicos de informação visual, além de equipamentos que permitem atividades interativas. O objetivo é promover a aproximação das pessoas com a história do açúcar e do etanol, elementos importantes no desenvolvimento econômico do país.

A gestão, coordenação e execução geral do projeto é responsabilidade do Instituto Brasil Leitor. A primeira fase de execução começa em dezembro, com o restauro do prédio do Engenho Central. A previsão para entrega do museu é para 2012. Serão investidos R$ 38,6 milhões obtidos com patrocinadores privados por meio de lei de incentivo. O Museu do Açúcar e Etanol conta com o apoio institucional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Primeira fase de execução do projeto começa em dezembro, com o restauro do prédio do Engenho Central (Foto: reprodução)

Primeira fase de execução do projeto começa em dezembro, com o restauro do prédio do Engenho Central (Foto: reprodução)

O Museu apresentará as principais etapas do desenvolvimento do ciclo açucareiro no Brasil e no mundo, com ênfase para São Paulo e a região de Piracicaba. O espaço vai destacar a importância da cultura da cana-de-açúcar como fonte de energia renovável para enfrentar os desafios de sustentabilidade do presente.

Saiba mais

A produção de açúcar foi um dos primeiros empreendimentos econômicos a funcionar, de modo organizado, nas terras brasileiras. A atividade açucareira se manteve na liderança por mais de um século. O município de Piracicaba, distante 170 km da capital paulista, sempre teve na atividade uma de suas principais fontes de desenvolvimento econômico e social.

O Engenho Central, fundado em 1881 pelo Barão de Rezende, foi o grande símbolo do desenvolvimento na época e representou um avanço na estrutura produtiva canavieira no Brasil. A cana-de-açúcar era industrializada de forma centralizada e com equipamentos modernos. O engenho também inovou ao empregar mão-de-obra assalariada, enquanto o restante do país ainda utilizava escravos. O Engenho Central encerrou suas atividades em 1974. 



fonte:
http://www.sonoticias.com.br/agronoticias/mostra.php?id=47194

Atividade aberta ao público - Curadoria, geopolítica e deslocamentos / Oficina 3 do Programa Curadoria & Contexto

Nesta quinta-feira, dia 27 de outubro de 2011, 19h30, acontece no Centro Cultural da Espanha, em São Paulo, a atividade aberta ao público (gratuita) do programa de oficinas Curadoria e Contexto. Neste dia serão abordados os principais temas discutidos na Oficina 3 - Curadoria, geopolítica e deslocamentos.




 
Palestrantes: Mariana Fix (urbanista) e  Gerardo Mosquera (curador cubano).
Mediação: Tatiana Ferraz e Gilberto Mariotti, pelo Fórum Permanente.
+ informações sobre a oficina
 
No terceiro ciclo das oficinas Curadoria e contexto, o tema Geopolítica e deslocamentos será apresentado a partir do diálogo das experiências do curador cubano Gerardo Mosquera e da urbanista Mariana Fix. De modos diversos, os colaboradores trarão à tona questões compartilhadas acerca de como os processos políticos e econômicos recentes emergem nas práticas culturais, seja como expressão artística, seja como paisagem urbana.
 
Local: CCE_SP. Av Angélica, 1091 - Higienópolis, São Paulo SP.
Horário: 19h30 às 22h30.
 
Para aqueles que não puderem acompanhar as discussões de modo presencial, o evento será transmitido ao vivo no site do Fórum Permanente; museus de arte: entre o público e o privado.
 
Atenciosamente,
 
Equipe Fórum Permanente; museus de arte: entre o público e o privado.
www.forumpermanente.org
 
Acompanhe as notícias e atualizações do Fórum Permanente pelo Twitter http://twitter.com/forumpermanente ou Facebook http://www.facebook.com/forum.permanente.