Listen to the text.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Ignácio de Loyola Brandão lança livro de crônicas em Araraquara

Noite de autógrafos de "A Morena da Estação" será sexta, no Museu Ferroviário

O Museu Ferroviário de Araraquara recebe na sexta-feira (28) o jornalista Ignácio de Loyola Brandão para uma noite de autógrafos e lançamento do seu novo livro, "A Morena da Estação".
O encontro com o autor, na antiga estação de trens de Araraquara, não poderia ter um cenário mais adequado. Filho de uma família de ferroviários, Brandão cresceu entre vagões e locomotivas. 
Em cada crônica de "A Morena da Estação", o escritor adota um tom diferente, oscilando entre um narrador envolvido ou um cronista reflexivo.
Durante toda a obra, a riqueza de modos de vida e de construções imaginárias ligadas aos trens aparece sob novo ângulo: há um contraponto permanente entre locomotivas fervilhantes e plataformas lotadas do passado e estações abandonadas ou restauradas do presente.
Loyola dá voz às esperanças dos ferroviários que se reúnem para rememorar os velhos bons tempos e questionar: será que haverá o dia em que os trens vão voltar?
O autor
Nascido em Araraquara, em julho de 1936, iniciou sua carreira produzindo contos em 1965. Foi jornalista a vida inteira e ainda hoje faz crônicas para o jornal O Estado de S. Paulo a cada quinze dias. Com o livro infantil "O Menino que Vendia Palavras" ganhou o Prêmio Jabuti de melhor ficção em 2008.
Serviço
Lançamento do livro “A Morena da Estação” de Ignácio de Loyola Brandão
Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo (Av. Antônio Prado s/n, Centro, Araraquara.
Sexta-feira (28), às 19h. Grátis.

fonte:

Colômbia: Quadro de Picasso roubado de museu

Secult abre inscrições para o programa de qualificação em museus do IBRAM

A Secretaria da Cultura, por meio da coordenação de museus, estará realizando nos dias 16 a 18 de novembro o Curso de Gestão e Documentação do Programa de Qualificação em Museus do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) no auditório do Memorial Coluna Prestes, em Palmas. As inscrições estão abertas e contemplam funcionários da comunidade museológica de 11 museus existentes no Tocantins, distribuídos nos municípios de Palmas, Natividade, Porto Nacional, Formoso do Araguaia, Colinas, Vanderlândia, Dianópolis e Aparecida do Rio Negro, além disso, o curso está aberto para universitários e a sociedade civil que trabalha com gestão de documentação.

O Tocantins foi contemplado, juntamente com 25 estados do Brasil com o curso que integra um programa do IBRAM de qualificação em museus e tem por objetivo identificar e quantificar as demandas por formação provenientes da comunidade museológica brasileira a fim de construir uma agenda de realizações. O curso oferece 50 vagas e será ministrado pela museóloga do IBRAM, Nori Leal.

De acordo com a coordenadora de museus, Suane Oliveira, a qualificação contribuirá para a preservação do acervo dos museus. “Um dos recursos essenciais para a gestão do acervo, investigação e serviços públicos é a existência de uma documentação precisa e acessível. O curso contribuirá com o desenvolvimento museológico, a difusão da Memória e a preservação do Patrimônio Cultural do Tocantins”, ressalta Suane.






As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio do telefone 3218-2419.

Arte fora de museus


A partir de projeto concebido e realizado pelos jornalistas Felipe Lavignatti e Andre Deak, que foi selecionado pela Bolsa Funarte de Reflexão Crítica e Produção Cultural para Internet em 2010, serão lançados quinta-feira (27), às 19 horas, na Casa de Cultura Digital, em São Paulo, o site e o aplicativo para celular "Arte Fora do Museu - Uma Visita Guiada Pela Arte nos Espaços Públicos". Entre os convidados, estão especialistas e artistas entrevistados para o projeto, realizadores e apoiadores.

O foco é mostrar as histórias invisíveis das cidades, em suas ruas. Edifícios, esculturas, grafites e murais são exemplos de obras de arte que transformam as cidades em verdadeiros museus a céu aberto. O projeto Arte Fora do Museu (www.arteforadomuseu.com.br) leva essas informações ao público de maneira gratuita e acessível. São Paulo foi a primeira cidade do projeto de mapeamento de pinturas, esculturas, construções arquitetônicas e grafites em espaços públicos, com a utilização do Google Maps.

Cada obra foi posicionada e junto a ela foi inserida uma interface repleta de informações. Um breve texto sobre aquele ponto, comentário de um especialista, fotos, áudios e um vídeo trazem o contexto sobre a arte que está no espaço público. O site e o celular se transformam em um guia artístico da cidade. Sobretudo os smartphones: o aplicativo e a versão para celular do site reconhece a posição do usuário e indica quais obras estão mais próximas.

SERVIÇO: ARTE FORA DO MUSEU. Site: www.arteforadomuseu.com.br; Aplicativo na Apple store: http://itunes.apple.com/us/app/arte-fora-do-museu/id470340090?mt=8 . DIA: quinta-feira, 27. HORA: 19 horas. LOCAL: Casa da Cultura Digital, Rua Vitorino Carmilo, 459. Barra Funda - São Paulo - SP. Fone:            (11) 3662 0571      . Site: http://www.casadaculturadigital.com.br/2009/11/onde-estamos/

Design: Biojoias do Brasil em Londres


Desde o início de outubro, a Inglaterra apresenta a exposição Jewels from Brazil.
O evento conta com trabalhos de 17 artistas de sete estados, selecionados a partir da Bienal Brasileira de Design de 2010, realizada em Curitiba/PR. A lista de expositores está no site Design Brasil.




Além de metal e pedras preciosas, as peças apresentam sementes, fibras de palmeira e até couro de peixe. A criatividade aliada a riqueza de recursos brasileiros, juntam-se garrafa, papelão etc, numa clara afirmação e incentivo à prática do reaproveitamento de materiais descartados.
Colares de papelão e ouro, de Bettina Terepins, braceletes e outros acessórios feitos de borracha, por Flávia Amadeu ou os acessórios de Thiana Santos, feitos de pet, são algumas das atrações da exposição.


10 de setembro a 29 de outubro
The Civic, Barnsley
Hanson St, Barnsley, South Yorkshire S70 2HZ
www.barnsleycivic.co.uk
12 de novembro a 8 de janeiro de 2012
The National Centre for Craft & Design – The Roof Gallery, Sleaford:
Navigation Wharf, Carre St, Sleaford, Lincolnshire, NG34 7TW
www.thehubcentre.info
14 de janeiro a 26 de fevereiro de 2012
Walford Mill Crafts – The Philip Goulden Gallery, Wimborne
Stone Ln, Wimborne, Dorset BH21 1NL.
www.walfordmillcrafts.co.uk