quarta-feira, 16 de novembro de 2011

PATRIMÔNIO CULTURAL: CAMINHOS E OPORTUNIDADES

O encontro tem como público-alvo Prefeitos, dirigentes de cultura e membros de Conselhos de Preservação, além de quadros técnicos municipais, de forma a estreitar os laços entre o CONDEPHAAT e essas entidades.


Data: 21 de novembro de 2011
Horário: 8h às 17h
Local: Secretaria de Estado da Cultura. Rua Mauá, 51, Luz. São Paulo, SP. Auditório 1º andar.
Inscrições: gratuitas (somente inscrições online)
"Patrimônio Cultural: Caminhos e Oportunidades", realizado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Arqueológico, Artístico e Turístico), esse encontro objetiva trocas de ideias, experiências, apresentações de casos de sucesso na preservação do patrimônio e principalmente que marque o início de uma agenda conjunta entre Estado e Municípios de São Paulo.


Será a oportunidade de demonstrar a importância da preservação do patrimônio, das memórias e práticas culturais locais, para o desenvolvimento do turismo e valorização dos municípios perante sua população e os demais entes do Estado.
Eixos de Trabalho
"Patrimônio Cultural: Caminhos e Oportunidades" está estruturado sobre três eixos:
  1. Prática Pública: Como os Órgãos se orientam A partir de exemplos concretos, representantes dos três principais órgãos preservação do patrimônio cultural de São Paulo (IPHAN, CONDEPHAAT e DPH) e membros de administrações municipais compartilharão algumas de suas experiências na área. A intenção é difundir as práticas de preservação, com o objetivo de aplicação de ações semelhantes no âmbito local.
  2. Ações Criativas – parceiros na preservação Serão convidados a participar do evento agentes privados e públicos que tenham ações efetivas de valorização do patrimônio construído, colaborando para viabilizar a sua manutenção, eventualmente atribuindo-lhes novos usos e funções. Também farão parte da agenda profissionais que lidam com estruturas legais de proteção ao patrimônio e captação de recursos para consecução de projetos.1
  3. Caminhos da preservação: planejamento e projeto Profissionais da área apresentarão suas experiências na aplicação e concretização de programas envolvendo a preservação do patrimônio cultural, no âmbito do planejamento urbano ou na escala do edifício.
Conteúdo Programático

http://eventos.cepam.sp.gov.br/PatrimonioCultural/doc/Programacao_Evento.pdf


fonte:
http://eventos.cepam.sp.gov.br/patrimoniocultural/