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terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Economia criativa é destaque no Sarau du Brown, em Salvador

 Salvador - A economia criativa foi destaque no primeiro Sarau du Brown de 2012, que aconteceu neste domingo (15), no Museu du Ritmo, na capital baiana. Além da música comandada por Carlinhos Brown, o Sebrae na Bahia promoveu ações nos setores da gastronomia, moda e artesanato.

O diretor-superintendente do Sebrae na Bahia, Edival Passos, visitou o Sarau e ressaltou a importância de se promover a economia criativa. “Essa parceria complementa as atividades desenvolvidas pelo Sebrae para favorecer a cultura baiana e abrir perspectivas de mercado aos pequenos negócios”. Para o diretor-técnico do Sebrae no estado, Lauro Ramos, o convênio é uma forma de expandir as atividades da instituição. “Queremos avançar ainda mais na economia criativa para que haja uma ampliação da garantia de mercado, inovação, gestão e qualificação do nosso público alvo”, afirmou.

“Nós buscamos a interação entre o artesanato, a cultura, o turismo e a produção associada. Trouxemos outros produtos da economia criativa para agregar e enriquecer o Sarau du Brown”, disse o supervisor da área de Economia Criativa do Sebrae na Bahia, José Élio Souza.

No Sarau du Brown, o Sebrae na Bahia firmou parcerias com outras instituições, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que promoveu um desfile de moda na abertura da festa. O estilista baiano Vinícius Cerqueira apresentou sua coleção Summer Lights Remixed. Recém-cadastrado como Empreendedor Individual, ele falou sobre a oportunidade proporcionada pelo evento: “A recepção foi bacana e a nossa ideia é expandir a marca Vinícius Cerqueira para o público consumidor”, comentou.

Uma parceria do Sebrae com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel Bahia) permitiu a exposição, venda e degustação de produtos da culinária baiana. Entre os itens oferecidos, estavam o doce de leite de cabra, o doce de umbu e a cachaça Abaíra, fornecidos pela RedeMoinho – Cooperativa de Comércio Justo e Solidário, e o abará e caldo de sururu, fornecidos pela empresária Mary Menezes, do restaurante Recanto Mary Mar. “Todos estão gostando. Essa é mais uma oportunidade que o Sebrae me deu e que está me ajudando muito”, comemorou Mary.

Em parceria com o Instituto Mauá, o Sebrae na Bahia também promoveu o artesanato. O segmento contou com 11 estandes de exposição e comercialização de produtos, compostos por empreendedores individuais, artesãos e representantes de comunidades ligadas ao Instituto Mauá. A artesã Maria das Graças Gomes vendeu mais do que esperava. Ela faz bolsas, sandálias e porta-moedas, usando tecidos e palha. “Eu pego materiais que iriam para o lixo e reaproveito, fazendo um trabalho que valoriza a sustentabilidade”, destacou. A empreendedora também está satisfeita com a participação do Sebrae: "A instituição nos apoia, incentiva e dá orientação para que façamos o melhor e estejamos inseridos no mercado”.

Capacitação
Em outra ação, o Sebrae na Bahia sensibilizou ambulantes que atuam no entorno do Museu du Ritmo para uma capacitação nessa segunda-feira (16). “A nossa intenção é fazer um mapeamento desses ambulantes e promover um alinhamento cultural para que eles entendam e participem de todo o contexto que envolve o Museu du Ritmo”, destacou a supervisora dos projetos de Economia Criativa do Sebrae na Bahia, Luciana Santana.

O primeiro Sarau do Brown teve a abertura comandada pelas bandas Didá e Lateral Elétrica, além das participações especiais de Sandra de Sá, Luciana Mello e Margareth Menezes. Atores da peça Alugo Minha Língua, de Fernando Guerreiro, também se apresentaram. O próximo evento acontece no dia 29 de janeiro, às 18h, no Museu du Ritmo. As ações de economia criativa continuam até o último Sarau, no dia 25 de fevereiro.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias Bahia: (71) 3444-6808 / 6813 / 6815
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
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