Ouvir o texto...

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Museu Casa Alphonsus de Guimaraens - Mariana

A idéia se concretizou quando, em 1975, o Governo do Estado de Minas Gerais adquiriu a casa do poeta para abrigar o museu. A casa foi restaurada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) entre 1976 e 1979.

A criação de um museu em Mariana que reunisse o acervo do poeta Alphonsus de Guimaraens surgiu como proposta de sua família em 1971.



Inaugurado em 1984, o museu foi conceituado como uma instituição cultural voltada para o estudo, exposição e divulgação da vida e obra de Alphonsus de Guimaraens, fixando-se como um centro de pesquisas sobre a literatura mineira. Mas à época, as idéias que nortearam o projeto de implantação não chegaram a se concretizar plenamente.

Em 1999 a Superintendência de Museus entrou em ação com um programa de reestruturação do museu – estabelecendo uma parceria com a Associação Acervos Literários de Mariana, formalizada por meio de convênio de cooperação técnica vigente e constante diálogo com a comunidade local.
O Prédio

Situado na Rua Direita, o prédio é um belo exemplar da arquitetura civil urbana do fim do século XVII até o princípio do XIX.
Foi nesse sobrado, alugado em 1913, que Alphonsus de Guimaraens residiu com sua família até a sua morte, em 1921. No térreo, que na época era ocupado para fins comerciais, Alphonsus instalou seu escritório. O segundo piso foi reservado para a vida familiar, com cômodos ocupados pela sala de visitas, sala de refeições, quartos de dormir e cozinha.

Clique aqui e saiba mais sobre Alphonsus de Guimaraens

O acervo
Constituído por doações da família, o acervo do Museu Casa Alphonsus de Guimaraens é composto predominantemente por objetos de uso pessoal, mobiliário, equipamentos domésticos e detalhes que retratam a vida do poeta, escritor e juiz mineiro e que testemunham suas relações familiares.
Destaca-se no Museu um valioso acervo textual, com correspondências originais de poemas, fotografias, recortes de jornais e obras raras, estimando-se 1.500 documentos e 240 livros.O espaço também oferece exposição permanente do acervo de Alphonsus de Guimaraens, com visitas monitoradas, e programação de exposições temporárias, renovadas trimestralmente.

Ação Educativa
A instituição oferece uma ação educativa museal de qualidade, voltada à inclusão sócio-cultural de alunos de escolas das redes de ensino público e privado, que visa promover maior aproximação entre professores e estudantes, além de estimular a sociedade a identificar, preservar e valorizar o patrimônio cultural. As visitas são monitoradas pela equipe da Superintendência de Museus e Artes Visuais e devem ser agendadas com antecedência.

Digitalização do acervo
O projeto de digitalização tem como objetivo disponibilizar, em meio digital, a totalidade do acervo do Museu, constituído de documentos originais, correspondências e textos de Alphonsus de Guimaraens. O projeto contou com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) em 2005 e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Mariana, em 2006.

Visitação
Museu Casa Alphonsus de Guimaraens
Rua Direita, 35, Mariana-MG - CEP  35420-000
Tel.: (31) 3557-3259
E-mail: museualphonsusguimaraes@cultura.mg.gov.br
Horário de visitação: o museu está temporariamente fechado para reformas. (Apesar disso, o Museu continua desenvolvendo diversas ações)
Distância: Belo Horizonte - Mariana: 120,4 km

http://www2.cultura.mg.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário