As bonecas Karajá (Ritxòkò) agora estão registradas no livro dos Saberes e no Livro Formas de Expressão do Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional – Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil
A proposta foi apresentada ao Iphan pelas lideranças indígenas das aldeias Buridina e Bdè-Burè, em Aruanã, Goiás – GO, e das aldeias Santa Isabel do Morro, Watau e Werebia, da Ilha do Bananal, Tocantins – TO. O projeto Bonecas Karajá: Arte, Memória e Identidade Indígena no Araguaia foi iniciado em 2009 e as cerâmicas ritxòkò foram tombadas em janeiro de 2012.
O Ofício e os Modos de Fazer Bonecas Karajá são uma referência cultural significativa para o povo Karajá e para o país. A confecção é exclusivamente feita por mulheres e envolve técnicas tradicionais transmitidas de geração a geração.
O modo de fazer segue algumas etapas: extração e preparação do barro, modelagem das figuras e queima e, ao final, pintura. A pintura e os adereços identificam o Karajá homem ou mulher, jovem ou velho, solteiro ou casado.
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