Ouvir o texto...

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Boneca Karajá é Patrimônio Cultural do Brasil



As bonecas Karajá (Ritxòkò) agora estão registradas no livro dos Saberes e no Livro Formas de Expressão do Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional – Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil

A proposta foi apresentada ao Iphan pelas lideranças indígenas das aldeias Buridina e Bdè-Burè, em Aruanã, Goiás – GO, e das aldeias Santa Isabel do Morro, Watau e Werebia, da Ilha do Bananal, Tocantins – TO. O projeto Bonecas Karajá: Arte, Memória e Identidade Indígena no Araguaia foi iniciado em 2009 e as cerâmicas ritxòkò  foram tombadas em janeiro de 2012.

O Ofício e os Modos de Fazer Bonecas Karajá são uma referência cultural significativa para o povo Karajá e para o país.  A confecção é exclusivamente feita por mulheres e envolve técnicas tradicionais transmitidas de geração a geração.

O modo de fazer segue algumas etapas: extração e preparação do barro, modelagem das figuras e queima e, ao final, pintura. A pintura e os adereços  identificam o Karajá homem ou mulher, jovem ou velho, solteiro ou casado.
Bonecas Karajá é Patrimônio brasileiro. Confeccionadas exclusivamente por mulheres, as bonecas de cerâmica ritxòkò expressam os aspectos da identidade Karajá.

Fonte babel das artes

Nenhum comentário:

Postar um comentário