Ouvir o texto...

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Leda Catunda faz palestra sobre processo criativo em Campinas

Artista multimídia integra mostra "Zoom Latinoamericano" com a obra "Vida Animal", na CPFL Cultura
Leda CatundaApontada como um dos maiores talentos surgidos nos anos 80, a artista Leda Catunda – que integra a exposição “Zoom Latinoamericano – Coleção de Arte FEMSA” com a obra “Vida Animal”, em cartaz na Galeria de Arte da CPFL Cultura, até 8 de abril – ministra palestra na CPFL Cultura, em Campinas, nesta quinta-feira, 1º de março. A entrada é gratuita.
 
Com o tema “Percurso da Obra e Processo Criativo”, a artista desvenda seu olhar investigativo  sobre as artes visuais e sua percepção do contemporâneo.
 
A artista
 
Leda Catunda nasceu em São Paulo, onde formou-se em 1984 em Artes Plásticas na FAAP. Expõe desde 1981 em museus e galerias no Brasil e em diversos países.
 
A artista ganhou destaque nacional após participar da exposição “Como vai você, Geração 80?”, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, em 1984. A partir desta exposição, conquistou o mercado e a crítica de arte, a ponto de se tornar uma celebridade estampada em capas de revistas e jornais. Além de pintora, artista multimídia e gravadora, Catunda lecionou na FAAP de 1986 a meados da década de 90.
 
Leda apresenta um percurso que contabiliza três Bienais de São Paulo (1983, 1985 e 1994) e grandes mostras coletivas como “Modernidade” (Paris, 1987), “Artistas Latinos-Americanos do Século 20” (Museu de Arte Moderna de Nova York, 1993) e “Mostra do Redescobrimento” (São Paulo, 2000). Também fez doutorado em poéticas visuais na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, em 2001.
 
A artista investe na pintura como um meio ainda capaz de significar algo. Sua investigação no campo pictórico foca os limites entre a pintura e objeto. Ela chama atenção para a textura e a superfície dos materiais industrializados, tendo como acabamento o emprego de técnicas artesanais - como a costura - para adquirir originalidade, particularidade e identidade.

Serviço:

Palestra de Leda Catunda – “Percurso da Obra e Processo Criativo”
Local: Café Filosófico da CPFL Cultura Campinas. Rua Jorge Figueiredo Correa, 1.632, Chácara Primavera.             (19) 3756-8000       
Data: 1º de março 
Horário: 19 horas
Entrada: gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18 horas
 
Fonte: assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário