Ouvir o texto...

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Portugal quer captar os melhores talentos - É você o empreendedor que procuramos?

Transformar ideias inovadoras em negócios. É esta a meta do projeto Energia de Portugal.




Numa iniciativa inédita, o Grupo Impresa, a EDP, a Caixa Geral de Depósito e a Sage Portugal unem-se para encontrar os melhores empreendedores. Numa altura em que o desemprego atinge os 14%, apostar numa boa ideia pode ser a chave para abrir uma empresa de sucesso e trocar as voltas à crise.  
O projeto pretende fomentar uma mudança de atitude, demonstrar a importância da criação de novos negócios e desmistificar as dificuldades inerentes ao processo de lançamento de empresas. O Energia de Portugal quer captar os melhores talentos, juntá-los em 50 equipas e desenvolver ideias de negócio.   
Durante quatro meses - com a organização da Fábrica de Startups e o apoio de mais de duas dezenas de mentores com larga experiência profissional - os selecionados seguirão uma metodologia que traduzirá as ideias em modelos de negócio que, através da interação com os clientes-alvo, estarão prontos para atrair financiamento junto de investidores - business angels e empresas de capital de risco - dispostos a aplicar o seu dinheiro em projetos com potencial. 

Como candidatar-se


Basta ter mais de 18 anos, residir em Portugal e ter iniciativa e vontade de iniciar um projeto novo. As candidaturas ficam, no entanto, vedadas a marcas comerciais ou empresas.  
A organização acredita que as equipas equilibradas e complementares são a chave de sucesso. Por isso, procuramos quatro perfis diferentes de candidatos. O visionário, para quem os grandes desafios são as ideias e o networking, que gosta de elaborar planos de trabalho, liderar equipas e mantê-las motivadas; o comercial, que transmita com facilidade o valor acrescentado de um produto ou serviço aos clientes, investidores e parceiros; o técnico, que transforma sonhos em realidade, arquiteta e desenvolve ideias; e o designer, que transforma as ideias em algo que as pessoas gostam de ver ou usar.  
Se acha que encaixa num destes perfis, vá ao site www.energiadeportugal.com, a partir de 29 de fevereiro, e preencha o formulário. Como não se trata de um concurso de ideias, mas sim de empreendedores, não precisa de ter uma ideia de negócio para participar, mas tem de ter vontade de trabalhar num projeto ambicioso. 
Queremos que chegue ao fim do projeto com condições para arrancar com uma startup - uma ideia já transformada num modelo de negócio validado e com financiamento.  
A 14 de abril, depois de selecionados e informados por email, os candidatos terão 90 segundos para apresentar a ideia e formar uma equipa. A partir daí terá muito trabalho pela frente durante oito sábados nos bootcamps (ver caixa), um programa intenso de desenvolvimento de uma ideia. Dito de outra forma, o objetivo é mitigar os riscos de fracasso da empresa, assegurando que o produto ou serviço tem clientes antes de avançar.  
Qualquer pessoa pode tentar lançar uma startup, mas apenas 200 poderão contar com a experiência da Fábrica de Startups e o know how dos mentores do Energia de Portugal



Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/e-voce-o-empreendedor-que-procuramos=f707472#ixzz1ngXKP3Tp

Nenhum comentário:

Postar um comentário