Ouvir o texto...

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Prêmio Diário estimula a reflexão e criação

Desde sua primeira edição, o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia concilia três vias de atuação no âmbito das artes: o incentivo à produção artística, o estímulo à reflexão sobre a imagem e, um importante resultado de suas atividades, a contribuição para a formação de acervos.

Esta noite, estes três pontos serão contemplados em evento no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, com o lançamento oficial da terceira edição do projeto, o lançamento do catálogo de 2011 e a doação de uma obra da artista Roberta Carvalho, Prêmio Diário do Pará do ano passado, ao Museu da Universidade Federal do Pará.

A diretora do Mufpa, Jussara Derenji, explica que “a formação de acervos em instituições públicas obedece a regras burocráticas que originam longos e difíceis processos que, não raro, acabam impedindo as compras e até mesmo as doações. A maioria dos museus necessita recorrer, então, ao mecanismo incerto de editais lançados por empresas públicas ou privadas, para aumentar e atualizar seus acervos”. Por todos estes fatores, ela ressalta o valor da “iniciativa de empresas ou produtores de eventos que se disponham a contribuir, com doações de qualidade, à formação de acervos institucionais”.

A obra de Roberta Carvalho se une aos trabalhos premiados do fotógrafo Octávio Cardoso, doados ao Mufpa na primeira edição do Prêmio. De acordo com Jussara Derenji, “as obras dos dois autores premiados, entregues à instituição parceira na exposição, contribuem para a atualização do acervo de fotografia do Mufpa com fotos cuja contemporaneidade foi atestada pela escolha de júris e curadores. No caso do trabalho de Roberta Carvalho, em especial e pelas características da proposta da artista, houve de imediato uma identificação com o Mufpa, em cujo entorno a obra foi exposta em perfeita integração”.

Na terceira edição do projeto, em mais um ano de parceria, o Mufpa receberá obras do artista homenageado, Miguel Chikaoka.

A fotografia em seus vários questionamentos

A diretora do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, Marisa Mokarzel, frisa o valor que as contribuições para acervos têm para o público e para os museus. “A proposta de doar obras dos premiados e dos homenageados aos museus parceiros é como estabelecer um prêmio mais amplo, que envolve não somente os museus, mas também a população em geral, uma vez que a obra ao integrar um acervo público poderá ser disponibilizada como objeto de pesquisa, ser exibida inúmeras vezes e em tempos diferentes, de forma distinta, podendo propor os mais variados conceitos conforme as tessituras criadas com obras provenientes de outras coleções. Agrega-se o valor da difusão da arte contemporânea ao de identidade do museu, pois o acervo determina o seu perfil, a sua tipologia.”

MEMÓRIA

Ela destaca que “o Prêmio está constituindo-se na formulação de um pensamento que se volta para a fotografia em seus diferentes desdobramentos e questionamentos. E em um mundo entranhado, lotado de imagens, torna-se importante reavivar a memória, pensar a cidade, o mundo tenso e conflituoso que delineia o nosso cotidiano”.

Segundo Marisa Mokarzel, “ao respeitar a tradição fotográfica de um lugar específico, Belém, sem perder a dimensão macro”, o Prêmio “abre-se a outras culturas, a outras manifestações artísticas”, postura que se afina ao conceito da Casa das Onze Janelas, que abrigará a mostra principal do projeto este ano e que esta noite receberá a projeção da obra Symbiosis, de Roberta Carvalho.

O evento terá início às 19h e a entrada é franca. O projeto é uma realização do jornal Diário do Pará e conta com o patrocínio da Vale e apoio do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas do Sistema Integrado de Museus/Secult-PA, do Museu da UFPA, da Sol Informática e do Instituto de Artes do Pará.

PRESTIGIE

Hoje, às 19h, coquetel de lançamento do III Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, com o tema “Memórias da Imagem”, e do catálogo da segunda edição, no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas. Na programação, projeção da obra Symbiosis da artista Roberta Carvalho, vencedora do Prêmio Diário do Pará de 2011. Entrada franca. Patrocínio: Vale. Informações: 3184-9327 / 8128-7527. (Diário do Pará)


fonte:
http://diariodopara.diarioonline.com.br/N-150351-PREMIO+DIARIO+ESTIMULA+A+REFLEXAO+E+CRIACAO+.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário