Ouvir o texto...

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Vitória da Conquista ganha centro cultural

 Vitória da Conquista será o primeiro município baiano a ter um Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil (CCNBB). O município baiano recebe o centro, tendo em sua história um potencial artístico e cultural, com representação tanto no estado quanto no Brasil. Glauber Rocha, Xangai, são alguns dos nomes pertencentes ao município que representam com sua arte o potencial do povo conquistense. 
Vitória da Conquista ganha centro culturalOutros centros patrocinados pelo Banco do Nordeste estão localizados em Fortaleza (CE), Juazeiro do Norte (CE) e Sousa (PB). A estrutura funcional do CCNBB compreende publicação anual de editais destinados aos diversos seguimentos artístico e cultural do município, além de oferecer à população uma programação cultural variada ao longo do ano.
 
O centro é formado por salas de leitura e de ensaios, biblioteca para 60 mil títulos, centro de informática, salão de exposições, cine-teatro para aproximadamente 400 pessoas, auditório multiuso, totalizando uma área de 4,7 mil m2.
 
Um destaque na implantação do projeto em Vitória da Conquista dá ao centro uma importância a mais, a participação da comunidade conquistense na discussão do projeto. Esta participação popular chegou até alterar o projeto arquitetônico inicial do centro, demonstrando como a cultura e as artes fazem parte do município.
 
O município também participa do projeto, o terreno onde será implantado o centro é uma doação da prefeitura municipal. Enquanto o CCNBB não é instalado o Banco do Nordeste já realiza no município diversas atividades culturais. São ações introdutórias que dão uma ideia do que virá por aí em termo de projetos culturais para o município. Vitória da Conquista passa a integrar com esta ação do banco e do município um novo polo cultura no estado que poderá colocar o município no circuito cultura do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário