Ouvir o texto...

terça-feira, 6 de março de 2012

Antigo quartel vai ser transformado em museu

A restauração do Quartel do Parque Dom Pedro 2 está orçada em R$ 49 milhões e deve ficar pronta em 2014


A restauração do antigo Quartel do Exército e da Polícia Militar do Parque Dom Pedro 2, no Centro da capital, vai transformá-lo em Museu Histórico da Polícia Militar e Fábrica de Cultura. O projeto de recuperação foi anunciado no início do ano e será executado pelas secretarias da Cultura e da Segurança Pública. A abertura da licitação está prevista para maio e a conclusão das obras, orçadas em R$ 49 milhões,  deve acontecer em setembro de 2014. 
 

O Museu Histórico da Polícia Militar vai expor documentos, objetos históricos e veículos da PM e do Corpo de Bombeiros, como jipes e viaturas. No local, também será instalada uma base da PM. Já as antigas viaturas que atualmente ocupam o pátio do quartel serão levadas a leilão. De acordo com o Batalhão de Choque, elas foram inutilizadas por tempo de uso.        


A Fábrica de Cultura vai oferecer oficinas culturais, cinema, teatro, biblioteca e outras atrações de lazer e entretenimento para a comunidade.   

O antigo quartel fará  parte do que o governo do estado chama de circuito cultural  do Parque Dom Pedro 2, por estar  próximo ao Museu Catavento, espaço dedicado à ciência, e ao futuro Museu de História de São Paulo, com inauguração prevista para 2013.  
    
Estrutura /A edificação tem 247 anos e foi construída para ser uma chácara. O pavimento principal, com 5 mil metros quadrados, paredes largas e de tijolos, ainda mantém a inscrição em um dos arcos dos tempos em que era quartel: “Por aqui passaram os melhores soldados do Exército Brasileiro”.

A tinta vermelha da frase resistiu ao tempo e ainda parece fresca, assim  como os brasões do 2º e 3º Batalhão de Choque espalhados pelos  prédios. “A madeira é resistente, é o piso que está ruim. Mas não há risco da estrutura desabar”, afirma o arquiteto da UPPH (Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico), Paulo Del Negro.
 

fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário