Ouvir o texto...

terça-feira, 20 de março de 2012

A Bahia será o primeiro estado a receber o projeto Conexões IBRAM

Neste mês de março, o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM/MinC) percorrerá os estados para discutir novas políticas, instrumentos de gestão e estratégias de financiamento para os museus brasileiros no projeto Conexões IBRAM. Entre os dias 21 e 23 de março, a Bahia sediará o primeiro evento do projeto, que será promovido pelo Instituto em parceria com a Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC), unidade da Secretaria de Cultura do Estado.

A ação, que acontece no Museu de Arte da Bahia nos dias 21 e 22, e no Palácio da Aclamação, dia 23 de março, tem como objetivo construir uma agenda comum de trabalho e conectar as políticas do IBRAM com as necessidades dos museus baianos. O evento contará com a presença do presidente do instituto, José do Nascimento Junior, e do secretário de Cultura do Estado, Albino Rubim, que assinarão um termo de cooperação para o desenvolvimento de ações conjuntas que contribuam para o fortalecimento, difusão, fomento e o incentivo do setor museológico na Bahia.

O Projeto Legado Cultural para o setor museal – megaeventos esportivos, que visa consolidar a temática dos museus na agenda de investimentos do país para a realização da Copa de 2014, é um dos destaques da pauta do evento. Os participantes também terão a oportunidade de discutir temas estruturantes para o setor museal como estratégias de fomento e financiamento, estatuto de museus, patrimônio em risco, pontos de memória e construção de rede de informações museais. 

Os estados podem ainda sugerir outros tópicos de acordo com suas necessidades específicas, como foi o caso da Bahia, que incluiu a discussão sobre o Programa de Qualificação do IBRAM. Interessados devem acessar o blog dimusbahia.wordpress.com, preencher a ficha de inscrição e encaminhá-la para o e-mail sistema.dimus@gmail.com até 19 de março. Estão sendo oferecidas 150 vagas.

Até o momento, 13 estados estão com eventos confirmados para este ano. Após a Bahia, recebem o projeto o Rio Grande do Norte (18 a 20.04), o Ceará (23 a 25.04) e o Espírito Santo (26 a 28.04).  

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário