Ouvir o texto...

sexta-feira, 23 de março de 2012

Espaço cultural inaugura sala dedicada a Landi

A exposição do livro que reúne uma coletânea de gravuras de nomes ilustres da arquitetura italiana dos séculos XVI e XVII, de autoria de Antonio Landi, marca inauguração da Sala Landi, na Casa Rosada, hoje, em Belém. A edição que será exposta é considerada um documento histórico para a arquitetura.

A restauração do livro original, intitulado “Raccolta di alcune facciate di Palazzi e Cortili de più riguardevoli di Bologna”, e o preparo da sala que vai recebê-lo foi um trabalho delicado e teve o financiamento do Grupo Alubar.

Para que a Casa Rosada pudesse recebê-lo, também foi necessária uma adaptação do ambiente sala, envolvendo questões como temperatura e umidade. “Preparamos o ambiente pensando na conservação do livro. Precisávamos de um espaço adequado com iluminação e temperatura corretas.

 A sala contém uma vitrine que foi confeccionada por um artesão de Belém, Guilherme Junior, mas o projeto da vitrine e as especificações de iluminação e de temperatura foram definidos pela restauradora Renata Maués, também de Belém”, explica Heraldo Conde, Gerente Administrativo do Grupo Alubar. A inauguração contará com o show do músico Albery Albuquerque, às 19h, que compôs a “Trilha de Landi”. O evento será aberto apenas para convidados.

Prédio foi erguido no século XVIII

a Casa Rosada é uma edificação remanescente do século XVIII, restaurada e prestes a se transformar num grande espaço cultural no meio da capital paraense.

A iniciativa de restaurar a casa histórica gerou o seu primeiro resultado em 2011, com a presença do Embaixador da Itália no Brasil, Gherardo La Francesca, e como parte do Projeto Momento Itália – Brasil 2011/2012, quando a Sala Bolonha foi oficialmente inaugurada. Desde então os espaços estão sendo inaugurados gradativamente e em breve a Casa Rosada, localizada na rua Siqueira Mendes com a travessa Félix Rocque, na Cidade Velha, estará aberta ao público. (Diário do Pará) 

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário