Ouvir o texto...

terça-feira, 6 de março de 2012

IV Encontro Internacional de Ecomuseus e Museus Comunitários- IV EIEMC em Belém , de 12 a 16 de junho. na sede do Ecomuseu da Amazônia

Após oito anos de intervalo , mas não de inércia ou desmobilização, o  IV EIEMC  finalmente é preparado para dar continuidade à sequência  iniciada no ano de 1992( I EIE ), seguido de  2000 ( II EIE ) e 2004 ( III EIEMC ), quando assumiu definitivamente  o caráter de encontro entre os museus comunitários  e fundou-se a ABREMC.

Entre 2004 e 2011, a ABREMC não só se consolidou institucionalmente, como  realizou em 2009 e 2011 respectivamente as I e II Jornadas Formação em Museologia Comunitária, em Santa Cruz/ RJ e Santa Maria/RS, ambas com o apoio de diversos parceiros   a nível nacional , como a Itaipu Binacional/ Ecomuseu de Itaipu/ PR , e internacional ,  a  UMCO – Unión de Museos Comunitarios de Oaxaca / México ).  Nessas últimas Jornadas, abrindo o  Mês das celebrações da Consciência Negra, as II Jornadas  tiveram como tema  Povos afrodescendentes e iniciativas museológicas comunitárias do Novo Milênio,  abraçando também a movimentação do Museu Treze de Maio , em Santa Maria /RS  no Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes.

 Muitas outras participações podem confirmar a ABREMC como eixo dinâmico e difusor das iniciativas museológicas comunitárias como a representação no Conselho Gestor do Sistema Brasileiro de Museus e no FSM– Fórum  Social Mundial , em Belém , 2009, com o Seminário   NATUREZA E CULTURA :   MEMÓRIA  COMO CAPITAL  CULTURAL- Gestão  e sustentabilidade de processos museológicos comunitários ( atividade autogestionada).

 Pronta para o desafio de realizar a 4ª edição dos Encontros Internacionais de Ecomuseus e Museus Comunitários , a ABREMC lança com a Prefeitura de Belém, a Fundação Escola Bosque Prof. Eidorfe Moreira, o Ecomuseu da Amazônia, e o NOPH – Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica  o IV EIEMC , a se realizar em Belém , de 12 a 16 de junho de 2012.
 Esperamos uma participação expressiva das iniciativas e processos museológicos comunitários  de todos os continentes, com a descoberta de novas experiências  e novas metodologias  no campo da museologia.

ATÉ LÁ !

A ABREMC coloca-se , assim, como o início de uma organização em rede, fortalecendo as iniciativas que desejarem dela participar, procurando contribuir na constituição de malhas resistentes, porém flexíveis o bastante para discutir nossas diferenças e reforçar nossas futuras alianças e cooperações.


“Não só os timoneiros que dirigem os navios. O meio ambiente também pilota as embarcações, por meio das correntes marítimas, dos ventos, dos acidentes de percurso, das tempestades e assim por diante. Dessa forma os pilotos guiam, mas também são guiados. Não há velejador experiente que não saiba disso. Portanto, pode-se dizer que construímos o mundo e, ao mesmo tempo, somos construídos por ele. Como em todo esse processo entram sempre as outras pessoas e os demais seres vivos, tal construção é necessariamente compartilhada”.

Humberto Mariotti

 IN: MATURANA, Humberto e VARELA, Francisco. A Árvore do Conhecimento, As Bases Biológicas da Compreensão Humana. Trad. Humberto Mariotti e Lia Diskin. São Paulo: Palas Athena, 2001.p.11.



IV EIEMC – 12 a 16 de junho de 2012 - Belém , PA

 2ª Circular

fonte:
http://www.abremc.com.br/
Mais em www.abremc.com.br - pa. inicial embaixo Confira!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário