Ouvir o texto...

quinta-feira, 8 de março de 2012

Museu dos Vapores Comandante Antônio de Souza 1º



Nesta semana, a cidade de Pirapora, no Norte de Minas, inaugurou o museu dos Vapores Comandante Antônio de Souza 1º. Na solenidade de inauguração do museu dos vapores, os fluviários ilustres que contribuíram com a história da navegação do São Francisco foram homenageados. Receberam homenagens, Manoel do Rêgo Neves, figura exponencial no gerenciamento da companhia de navegação do São Francisco, João Francisco de Souza (João de Félix), referência dos remeiros e fluviários. 

Para a filha do lendário Comandante Antônio de Souza, Deusa de Souza,  a homenagem representa a valorização do trabalho do pai e tem a dimensão do amor que ele tinha pelo vapor, pela navegação.

- Ele trabalhou na construção do vapor São Francisco e em 1938 fez o curso de piloto fluvial passando a exercer a função de capitão de navio. No próximo dia 13 de junho meu pai completaria 110 anos, por isto estamos ainda mais emocionados, afirmou.

Para o prefeito Warmillon Fonseca Braga, a homenagem é importante por permitir o reconhecimento do senhor Antônio de Souza Filho, que através de sua sensibilidade teve a ideia de trazer para o museu do vapor, a antiga caldeira,  ferramenta que simboliza toda uma história da navegação do vapor Benjamim Guimarães.

-Daqui a 100 anos, as pessoas poderão visitar a antiga caldeira e outras peças da história da embarcação de Pirapora, do Benjamim e de  outros vapores famosos, como Saldanha Marinho, São Francisco e outros, lembrou.

Após as homenagens, foi realizado o descerramento da placa comemorativa e o desenlace da fita inaugural do museu dos vapores. No encerramento do evento, aconteceu também a entrega do Diário de Bordo, às pessoas ilustres que participaram do passeio histórico no vapor Benjamim Guimarães.


Nascido em Juazeiro na Bahia, Antônio de Souza veio para Pirapora em 1918 e recebeu a homenagem por dedicar 47 anos de sua vida à navegação do são Francisco.  Ele trabalhou na construção do vapor São Francisco e em 1938 fez o curso de piloto fluvial passando a exercer a função de capitão de navio. Antônio de Souza 1º foi também diretor do sindicato dos fluviários. 

fonte:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário