Ouvir o texto...

sábado, 10 de março de 2012

Museu Etnográfico da Murtosa recebe exposição de cangas, a partir de 10 de março

No próximo sábado, dia 10 de março, pelas 15h, no Museu Etnográfico da Murtosa, terá lugar a inauguração da exposição de cangas, construídas pelo artesão Murtoseiro Joaquim Ruivo. A mostra estará patente ao público até ao dia 5 de abril e é a segunda de um ciclo de exposições temporárias, subordinadas à temática do artesanato, organizadas pela Câmara Municipal, a ter lugar naquele espaço museológico, depois da exibição de miniaturas de embarcações do artesão José Pereira, que decorreu durante o mês de fevereiro.


O ARTESÃO:
Joaquim Tavares dos Santos, mais conhecido por Joaquim Ruivo, nasceu na Freguesia do Bunheiro, Concelho da Murtosa, a 29 de julho de 1944. Reside no lugar do Agro, no Bunheiro. É casado e pai de 3 filhos.

A arte de fazer cangas, apreendeu-a bem cedo, por volta dos 14 ou 15 anos, com o seu pai, Joaquim Ferreira dos Santos, também conhecido por Joaquim Ruivo. Aos 20 anos, como muitos da sua geração, decide embarcar para a pesca do Bacalhau. Deixada a faina, ainda trabalhou 2 anos nas bombas de gasolina da Varela até que, aos 28 anos, emigra para o Luxemburgo, onde trabalha numa carpintaria durante 5 anos.

O apelo da Terra Mãe e a ausência da família fazem-no regressar à Murtosa, para trabalhar na Agricultura, atividade que mantém até hoje, sempre em paralelo com a sua paixão de sempre: a construção de cangas.


AS CANGAS:
A canga é a peça de madeira, que se coloca no cachaço dos animais, para fazer a adaptação destes ao carro ou às alfaias agrícolas.

A cangas, autênticas obras de arte, apresentam motivos florais ou outros, em baixo relevo, podendo ser pintadas, ou não, sendo encabeladas com tufos alternados de cabelo branco ou negro, de crinas ou rabos de cavalo.


CICLO DE EXPOSIÇÕES TEMÁTICAS 2012
Com a implementação deste projeto, designado “ciclo de exposições temáticas 2012”, a Câmara Municipal tem como objetivo imprimir novas dinâmicas ao Museu Etnográfico da Murtosa, oferecendo ao visitante outras perspetivas sobre o património Murtoseiro, para além da exposição permanente, que reúne peças associadas aos usos e costumes das gentes marinhoas, dando relevância àquelas que têm sido, desde tempos ancestrais, as principais atividades económicas desta Terra: a agricultura e pesca.

Para além de dar a conhecer os trabalhos produzidos, pretende a Autarquia reconhecer publicamente o talento de um conjunto de artesãos Murtoseiros que, de forma ímpar, vão, com o seu trabalho, perpetuando a matriz identitária Marinhoa.

O Museu Etnográfico da Murtosa está instalado no edifício da Junta da Freguesia da Murtosa, conhecido por “Casa dos Escuteiros”, na Praceta Dr. Araújo e Castro, na Freguesia da Murtosa, e está aberto ao público de terça a sábado, das 9h às 12.30h e das 14h às 17.30h. As entradas são gratuitas.


fonte:
http://www.ribeirinhas.com/jornal/2012/03/09/museu-etnografico-da-murtosa-recebe-exposicao-de-cangas-a-partir-de-10-de-marco/



Nenhum comentário:

Postar um comentário