Ouvir o texto...

domingo, 4 de março de 2012

Museu hispânico de Nova York busca se tornar conhecido


Situado atrás de um portão de ferro, em um agradável terraço de tijolo ao norte de Manhattan, a Hispanic Society of America (Sociedade Hispânica da América) é um imponente museu e uma biblioteca de pesquisa.

O espaço possui uma coleção de arte ibérica que inclui trabalhos de grandes mestres, como Goya, Velázquez e El Greco, e esculturas monumentais de Anna Hyatt Huntington, esposa do fundador da sociedade.

Ainda assim, a instituição de 104 anos em Washington Heights, a algumas quadras de onde Malcom X foi assassinado, não está no roteiro de visita da maioria dos turistas, ou mesmo dos nova-iorquinos. Alguns sequer sabem de sua existência.

Seth Wenig/Associated Press
Átrio central da Hispanic Society of America, localizado no bairro de Washington Heights, em Nova York
Átrio central da Hispanic Society of America, localizado no bairro de Washington Heights, em Nova York

Recentemente, após a troca de seu conselho consultivo, o museu ganhou uma nova estratégia de marketing. Também teve uma magnífica galeria restaurada, dedicada a 14 enormes pinturas do mestre espanhol Joaquín Sorolla (1863-1923), encomendadas pelo fundador Archer Huntington especificamente para aquele salão. O diretor-executivo Mitchell Codding diz que a coleção do museu é a maior de Sorolla fora da Espanha.

A instituição recebe apenas 20 mil visitantes por ano. Na década de 50, o número chegava a 50 mil.

O bairro onde o museu está foi uma das últimas áreas de Manhattan a ser desenvolvida e era em grande parte rural quando a Sociedade Hispânica abriu, em 1908.

Segundo Codding, há planos para renomear o museu -- permanecendo a instituição com seu nome original -- como museu de arte Archer M. Huntington, para dar uma melhor dimensão do escopo sem paralelo de artefatos relacionados ao universo hispanófono.

O acervo conta com 6.800 pinturas e desenhos, mil esculturas, incluindo peças do primeiro milênio a.C., milhares de objetos decorativos, como cerâmicas, tecidos e móveis, e 175 mil fotografias. A biblioteca tem 250 mil livros, incluindo 15 mil impressos antes de 1701, mais 200 mil manuscritos desde o século 12 até o presente.


HISPANIC SOCIETY OF AMERICA
ONDE 613 West 155th Street, Nova York
QUANDO de ter. a sáb., das 10h às 16h30; dom., das 13h às 16h

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário