Listen to the text.

terça-feira, 13 de março de 2012

Museus em Washington, porque DC é muito mais que a Casa Branca e o Capitólio

Antes de vir para Washington, DC, me falavam que a cidade tinha uma infinidade de museus. Eu imaginava que iria ter muita coisa para ver, mas quando cheguei aqui vi que era muito mais do que isso! A cidade tem museus para todo tipo de gente e dos mais variados gostos. Dos quadros de Monet na National Gallery of Art aos foguetes do Air Space Museum, tem coisa para ver todos os dias do ano. Vou enumerar os que, na minha opinião, não podem deixar de ser visitados!!!


Primeiro, não posso deixar de falar da Smithsonian Institution. Instituição que inclui 19 museus e galerias, além de um zoológico, foi criada pelos ideais do naturalista britânico James Smithson com o objetivo  de “aumentar e difundir o conhecimento entre os homens”. O melhor de tudo é que todos os museus administrados pelo Smithsonian são de graça! Vamos então aos meus favoritos:
Air & Space Museum – É o museu mais visitado do mundo e tem muitas coisas interessantes para ver. Entre elas está a amostra do primeiro avião dos irmãos Wright (que segundo os americanos foram os primeiros a voar), o módulo de comando da Apolo II, além dos trajes espaciais usados pelos primeiros homens que pisaram na Lua.
National Museum of Natural History – Sinceramente, é igual aos museus de história natural em NY e Londres, mas eu super recomendo a visita e na minha opinião o must see do museu é o famoso Hope Diamond de 45 quilates (em volta dele estão 16 diamantes brancos e a corrente do colar possui 45 diamantes brancos). Logo na sala ao lado estão à mostra poderosíssima joias, inclusive uma que segundo boatos pertenceu a Marie Louise, segunda mulher do Imperador  Napoleão I da Franca. Fiquei impressionada com tanta riqueza e beleza!!!!!!!
National Postal Museum -  Conta toda a história do surgimento das primeiras cartas coloniais, de como era feito o transporte, e de sua evolução ao longo do tempo com o desenvolvimento de novas tecnologias.
Antes de continuar, uma observação: Washington possui outros tantos museus que não são parte do Smithsonian e que são também excelentes. Dentre esses, recomendo uma visita aos seguintes museus:
National  Gallery of Art - Eu costumo brincar que essa é a versão americana do Louvre. O museu é enorme e consiste de duas alas, o West e o East Building. O West Building tem várias obras de arte, do Renascentismo ao Impressionismo, como tapeçarias chiquérrimas, esculturas do Rodin ao Degas, quadros de grandes pintores como Rafael e Leonardo Da Vinci, como o famoso quadro Ginevra de’ Benci, que é o único quadro dele no continente americano. No East Building estão os artistas modernos até aos mais atuais, como Matisse, Picasso, Miro, Andy Warhol, Lichenstein, dentre outros. 
Para quem gosta  e se interessa por  história da arte o museu oferece aulas de graça, cada dia sobre um tema diferente. Vale a pena passar pela passagem subterrânea entre as duas alas do museu que conta com lojas e restaurantes. 
A arquitetura dos prédios em si é muito bonita e imponente. Além desses prédios, o Jardim das Esculturas também faz parte do complexo da National Gallery e é muito bonito, inspirado nos jardins franceses. Tem uma linda fonte no meio que no inverno vira pista de patinaçao de gelo. Durante o verão, todas as sextas-feiras acontecem apresentações de jazz ao vivo e também gratuitas!
The Holocaust Museum - O museu retrata toda a história do nazismo e o horrível genocídio contra os judeus. É de impressionar!!!!! O visitante tem que lembrar que por estar na capital dos EUA, existe uma grande propaganda americana como sendo os grande salvadores da Segunda Guerra Mundial e da própria libertação dos judeus.
National Archives -  Lá se encontram os documentos originais da independência americana, dentre eles a Constituição original dos EUA.
Madame Tussauds – Esse famoso museu é praticamente igual aos outros Madame Tussauds pelo mundo. O que o diferencia dos demais são as figuras dos ex-presidentes americanos e as respectivas primeiras damas, além da figura do querido presidente Obama e de sua esposa Michelle.
Newseum – Ele também não faz parte do Smithsonian Institution, mas super recomendo. O ideal é dividir a visita em dois dias pois tem muita coisa para ver, e ver tudo num dia fica muito cansativo. O museu conta toda a história do entretenimento desde os primeiros jornais ate o surgimento da televisão, internet e da evolução da midia ao longo do tempo. Tem uma parte que conta a narração dos atentados do 11 de Setembro, inclusive a antena original de uma das torres está exposta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário