Ouvir o texto...

segunda-feira, 26 de março de 2012

O Sistema Nacional de Museus do Uruguai organiza Encontro Internacional


“Museus, Plataformas Digitais e Coleções. Ações para democratizar e proteger o patrimônio museológico”
A proposta do Encontro Internacional “Museus, Plataformas Digitais e Coleções. Ações para democratizar e proteger o patrimônio museológico” é a socialização de experiências de normalização e digitalização de acervos em países ibero-americanos de de referência na matéria.
As reuniões acontecerão nos dias 26 e 27 de março no Museu Nacional de Artes Visuais  de Montevidéu, e contarão com a presença de especialistas convidados de Portugal (Plataforma MATRIZ 3.0), Espanha (Plataforma DOMUS e CERES), Cuba (Sistema de inventário automatizado do patrimônio cultural e natural), Chile (Plataforma SUR), Argentina (Plataforma CONar) e Brasil (Programa “Acesso digital ampliado ao patrimônio museológico dos países de língua portuguesa”).
Os conferencistas internacionais relataram os antecedentes, a atualidade e o futuro dos respectivos sistemas e plataformas digitais implementados em seus países, cujas experiencias contribuirão como  insumos para a reflexão e o intercâmbio de opiniões sobre o processo a seguir no Uruguai.
Como ato final será apresentada a linha de trabalho sobre Normalização e Digitalização de coleções de museus estatais do Uruguai, projeto que conta com o apoio do Programa Ibermuseus, da Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB), e da Agência Espanhola para a Cooperação e o Desenvolvimento (AECID).
O Encontro Internacional está organizado pelo Sistema Nacional de Museus (Direção Nacional de Cultura do MEC -Ministério de Educação e Cultura do Uruguai-), e tem o apoio do Museu Nacional de Artes Visuais e o Teatro Solís, no Uruguai, e do Programa Ibermuseus, da SEGIB e da AECID.

fonte:
Consulte aqui o Programa do Encontro e o formulário de inscrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário