Ouvir o texto...

quinta-feira, 8 de março de 2012

Seminario no MAM - Ibirapuera

Quarta-Feira, 7 de Março


Mesa 1 [Espaços museológicos]

Esta mesa-redonda abordará a visão de arquitetos sobre espaços expositivos e mobiliário de exposição para a produção contemporânea, que em princípio pode se apresentar sob qualquer forma material (ou mesmo imaterial).

Convidados: 
André Vainer
Guilherme Wisnik


Mediação:
Lauro Cavalcanti
12.30-14.30

Pausa

14.30-16.30

Mesa 2 [Plataformas de curadoria]

Os desafios para exibição da arte contemporânea do ponto de vista de um artista que trabalha com a história dos espaços expositivos e do ponto de vista de um curador de uma instituição inserida num parque público.

Convidados: 
Nicolás Guagnini
Paul Nesbitt


Mediação:
Felipe Chaimovich
10.30-12.30

Quinta-Feira, 8 de Março


Mesa 3 [Gestão de acervos]

A problemática da preservação da obra de arte contemporânea é discutida entre conservadores de coleções museológicas e restauradores de instituições e particulares. Esses profissionais necessitam da orientação do artista como executor do trabalho. O artista colabora com a preservação da obra apresentando para a instituição esquemas de montagem e entrevistas, métodos que auxiliam a conservação do trabalho tanto na reserva técnica quanto no espaço expositivo. Esses documentos envolvem não só o conservador e o restaurador, mas também o setor curatorial e o setor educativo.

Convidados: 
Humberto Farias de Carvalhoi
Isis Baldini
Marcelo Cidade


Mediação:
Lívia Lira
12.30-14.30

Pausa

14.30-16.30

Mesa 4 [Conexões e diversidade]

Esta mesa-redonda abordará os desafios de democratização das instituições de arte contemporânea por meio de setores dedicados à mediação educativa e ao atendimento ao público diverso. Considerando o potencial da arte contemporânea para desencadear reflexões críticas acerca dos valores estabelecidos e inspirar novas possibilidades, os museus têm a sua área de atuação ampliada, podendo inspirar significativas transformações sociais.

Convidados: 
Ronald Ligtenberg
Sangeeta Isvaran


Mediação:
Daina Leyton
10.30-12.30

Sexta-Feira, 9 de Março


Mesa 5 [Acervo e seus "despojos": o arquivo performativo]

Recentemente muito se tem discutido a função dos acervos e arquivos nos museus e instituições culturais. Esses setores passaram a ser entendidos não apenas como depositários de obras ou documentos, mas como irradiadores de conhecimento e "modos de operar", com a capacidade de ensinar tanto ao próprio museu, de maneira particular, como ao sistema da cultura como um todo. O que resta depois que a obra de arte entra para o acervo da instituição, e como se posicionar para que ela se mantenha viva e operante, dentro e fora do contexto museológico?

Convidados: 
Carla Zaccagnini
Magali Arriola 


Mediação:
Fernando Oliva
12.30-14.30

Pausa

14.30-16.30

Mesa 6 [Economia criativa]

Esta mesa-redonda abordará alternativas ao financiamento via leis de incentivo, visando a discutir iniciativas brasileiras e internacionais para tornar uma instituição cultural sustentável por meio de patentes e iniciativas inovadoras.

Convidados: 
Ana Carla Fonseca Reis
Cláudia Sousa Leitão


Mediação:
Felipe Chaimovichh 


Nenhum comentário:

Postar um comentário