A demanda global pelos
"produtos mais criativos" continua elevada, particularmente nos mercados
emergentes, apesar do estado delicado da economia mundial, conforme
indica um levantamento que a Agência das Nações Unidas para o Comércio e
Desenvolvimento (Unctad) apresentará hoje.
As exportações da chamada "economia criativa" somaram US$ 559,5
bilhões em 2010 (dado mais recente), caindo US$ 33 bilhões em relação ao
pico de 2008, quando a crise global começou, mas é o dobro do valor de
oito anos atrás.
O comércio global de produtos de moda, filmes, música, novas
mídias, mídia impressa, artes visuais, além de meios audiovisuais e
serviços criativos, artísticos, livros, obras gráficas e design de
interiores vem crescendo a uma taxa anual acima de 10% desde 2002.
Para Edna dos Santos, diretora do Programa de Economia Criativa da
Unctad, a perspectiva nos próximos anos é favorável, "refletindo o novo
estilo de vida associado com conectividade, estilo, status, marcas,
redes sociais".
Segundo a Unctad, o principal produto vendido pela "indústria
criativa" é o design, ou criação funcional que trata das formas,
especificações e aparência dos produtos. Em 2010, cerca de US$ 241
bilhões em produtos de design, como design interior, moda e joalheria,
entraram no mercado global.
A exportação de produtos da "nova mídia" cresceu 16%. Publicação e
mídia impressa enfrentam o desafio da explosão das publicações
eletrônicas, mas seu comércio internacional alcançou US$ 40 bilhões em
2010. O comércio de artes visuais rendeu US$ 26 bilhões.
A China continua sendo o principal exportador dos chamados produtos
criativos. Suas vendas triplicaram para US$ 97 bilhões em 2010, segundo a
Unctad, refletindo "habilidade para criar, produzir e comercializar um
mix de produtos tradicionais e de alta tecnologia, mas também o fato de
que vários desses produtos exportados pelos chineses são criados ou
desenhados em outros países".
O Brasil não está incluído entre os 20 principais exportadores dos chamados produtos criativos.
fonte:
http://www2.valoronline.com.br/internacional/2633650/demanda-mundial-por-produto-criativo-segue-elevada-diz-unctad
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