Listen to the text.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Evento de cultura popular do Brasil e como um sistema de vanguarda em Pernambuco, encontramos três importantes pilares neste projeto: cultural, social e ambiental

Recife sedia a tradicional Festa da Lavadeira



Este ano, a 26ª edição da Festa da Lavadeira será realizada, no Recife, no dia 1º de maio. O evento será no Bairro do Recife, região central da capital pernambucana. São cerca de 50 grupos culturais, todos de ritmos pernambucanos. A festa tem o apoio do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC).



A primeira edição da Festa da Lavadeira foi realizada em 1987 e, ao longo desses anos, se consagrou como o maior festival da diversidade cultural de Pernambuco e do Nordeste brasileiro reunindo um público médio de setenta mil pessoas. Em todas as edições, o evento foi realizado na Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho.



A festa se tornou um produto turístico, em uma data de feriado nacional. “O Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo e Empetur, vem investido no turismo étnico desde o ano passado e a Festa da Lavadeira é um caso de sucesso nessa área. É um ganho importante sob dois pontos de vista, tanto do turismo étnico, quanto do turismo de eventos, ela ter crescido e vindo para o Bairro do Recife e mais especificamente para o Marco Zero, por ser um espaço importante em eventos que são a cara do Estado”, salienta o secretário de turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa.



Na edição de 2012, a festa tem a expectativa de público em torno de cem mil pessoas e para atender a este público o evento contará com quatro polos de animação cultural intermitente por dez horas seguidas de programação tradicional. Para o diretor presidente do evento, Eduardo Melo, a realização da festa no Recife vai oferecer uma maior visibilidade e acessibilidade a este projeto único de valorização e difusão da cultura popular.



No evento apresentam-se grupos das diversas regiões de Pernambuco e do Nordeste, integrando esta região e promovendo o encontro da identidade e diversidade cultural com apresentações ininterruptas no horário das 10h às 22h. A festa, nestes 25 anos, conquistou oficialmente o título de Patrimônio do Povo de Pernambuco e Patrimônio Imaterial do Estado de Pernambuco.



“O Sistema Jornal do Commercio não poderia deixar de apoiar o maior evento de cultura popular do Brasil e como um sistema de vanguarda em Pernambuco, encontramos três importantes pilares neste projeto: cultural, social e ambiental. O evento reúne mais de 1,5 mil artistas de diferentes tradições e estes grupos trabalham muito com o públicos jovem das comunidades”, Ivan Patriota, gerente de projetos especiais do Sistema Jornal do Commercio.





fonte:
http://ne10.uol.com.br/canal/cultura/noticia/2012/04/05/recife-sedia-a-tradicional-festa-da-lavadeira-336049.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário