Ouvir o texto...

quarta-feira, 25 de abril de 2012

São Sebastião - III Caiçararte agita São Sebastião no feriado de 1º de maio

Litoral Norte - A terceira edição do Festival da Cultura Caiçara de São Sebastião, o “Caiçararte”, a ser promovido de sexta-feira (27) a domingo (29) pela Administração Municipal, por meio de Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), contará este ano com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado.




A parceria faz parte da pasta da Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias, que contribuirá para as apresentações de diversos grupos culturais. Todas as outras atrações do evento são realizadas pela prefeitura sebastianense.

Serão três dias de atividades culturais e artísticas que agitarão a cidade. Haverá exposição de artesanato, a tradicional corrida de canoas, apresentações de dança, além do seminário sobre sustentabilidade que abrirá uma discussão sobre a reserva sustentável de caxeta, taboa e madeira.

O seminário contará com participação dos secretários de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, e Meio Ambiente, Eduardo Hipólito do Rego, do gerente do núcleo de São Sebastião do Parque Estadual da Serra do Mar, Edson Lobato, da analista ambiental do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), Kelen Leite, além do público a ser formado, em grande parte, por artesãos e interessados no tema.

Programação

O Festival começará na sexta-feira (27), a partir das 14h, na própria Sectur, com a tradicional farinhada e o café de garapa, feitos pelo mestre farinheiro Reinaldo Joaquim de Santana, o Contrapino.

Às 18h, será aberta a exposição de artesanato caiçara e indígena. Na sequência, a partir das 19h, o público poderá conferir as apresentações de puxada de rede e moçambique, da turma do mestre Angolinha, de Caraguatatuba; Folia de Reis, do bairro Pontal da Cruz, região central de São Sebastião; recital de poesias, declamadas por Geraldo de Buta e convidados;  Fandango, do grupo da Fundart, de Ubatuba; e a banda sebastianense “Detecta Metais”.

Seminário

No sábado 28, na parte da manhã, às 8h30, haverá o seminário de cultura caiçara “Reserva extrativista e sustentável de caxeta, barro, taboa e madeira para fazer canoa”, a ser realizado no Centro Cultural Batuíra, bairro de São Francisco.

Segundo o secretário da Semam, Eduardo Hipólito, sua palestra abordará o tema tratado com foco para diversos públicos. “Como a maioria das madeiras utilizadas para o artesanato está na área do Parque Serra do Mar, e são produtos da natureza que foram explorados sem consciência por muito tempo, é importante a realização de eventos como este. É um assunto polêmico e é difícil de encontrar encontros que debatam este tema para esclarecer as dúvidas frequentes da população”, explicou.

Para esta palestra são esperados mais de 30 estudantes do curso de MBA – Negócios da Sustentabilidade, da Universidade Católica de Santos (UniSantos). “Aproveitei a oportunidade até para aplicar o assunto com meus alunos”, revelou o secretário e professor.

“Os pós-graduandos podem contribuir no auxílio aos artesãos para uma extração da madeira que degrade menos o Meio Ambiente, ao montar um plano de manejo, como uma boa forma de coleta”, acrescentou.

Já no período da noite as atrações serão retomadas em frente à Sectur. Às 19h, o grupo Raizes do Litoral, de Ilhabela, dará início à programação noturna, junto à participação da Folia do Furtado, do bairro Pontal da Cruz, do Quarteto D – Cia Teatral, e do grupo Caiçaríssimo, com Neide Palumbo, Iara e Luis Fernando.

Corrida de canoa

A manhã do domingo 29 promete muita animação àqueles que comparecerem à Rua da Praia, onde está prevista a realização da tradicional corrida de canoas, às 9h.

Já na tarde do mesmo dia, a partir das 16h, o público poderá prestigiar as apresentações indígenas, de maculelê e de puxada de rede do grupo Mareboi – Boizinho de retalhos do bairro Maresias, Costa Sul da cidade; e do Fuá de Ca, de Caraguatatuba, além do filme O cinema e o caiçara, de Edivaldo Nascimento.

Para finalizar a programação, haverá um baile com o grupo de Fandango de Cananéia, às 18h.

Paralelo às apresentações, o evento ainda contará com o Festival Gastronômico, com a participação dos restaurantes da Rua da Praia.

fonte:
http://www.onoticiado.com.br/index.php/noticias/sao-sebastiao/13502-sao-sebastiao-iii-caicararte-agita-sao-sebastiao-no-feriado-de-1o-de-maio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário