Ouvir o texto...

sábado, 21 de abril de 2012

TV UP acompanha lançamento do livro sobre fósseis encontrados na região


A equipe da TV UP (canal 53) esteve presente no município catarinense de Mafra para acompanhar de perto os desdobramentos pertinentes ao descobrimento do Sítio Paleontológico de Cruzeiro do Oeste. Na noite desta última quarta-feira, durante o lançamento do livro “Museus e Fósseis da Região Sul do Brasil”, também foi anunciada oficialmente a descoberta do afloramento, que contém fósseis de pterossauros, entre outras espécies que viveram há mais de 100 milhões de anos. O material completo será apresentado hoje ao meio dia no jornal UP Notícias.

A obra, produzida com recursos obtidos através da Lei Rouanet, apresenta um maravilhoso registro dos acervos de fosseis das principais instituições do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, acompanhado de um minucioso detalhamento, fruto da ampla pesquisa desenvolvida pelos autores, integrantes do Centro Paleontológico da Universidade do Contestado – CENPÁLEO - Mafra/SC, uma das mais respeitadas instituições no estudo da Paleontologia.
 
 
O livro tem como diferencial, além das belas imagens captadas pela lente de Paulo Manzig (Editor, autor e fotógrafo desta obra) a apresentação de um anexo com imagens em 3D, dando aos leitores uma percepção diferenciada de algumas das peças apresentadas. Por isso, o livro oferece aos leitores óculos especiais para a visualização das imagens em 3D.
 
Esta descoberta, sob o ponto de vista da ciência, é de grande importância não só por estes fosseis apresentarem aproximadamente 110 milhões de anos, mas também pelo fato de ser este o primeiro pterossauro “paranaense”.
 
Outro aspecto de relevância é que em virtude da localização geográfica desta descoberta, o fato em si deverá de certa forma provocar reflexões e contestações em algumas teorias existentes sobre a evolução dos pterossauros e da geologia da região, que até então era considerada afossilífera, ou seja, sem a presença de fosseis.
 
O achado, que deve mudar a história de Cruzeiro do Oeste e d ser transformado em um centro de visitação e pesquisa de relevância nacional e internacional, se devidamente amparado pelo governo municipal.
O diretor executivo da Fundação Cândido, Garcia Douglas Bácaro, acompanhou todos os trabalhos da equipe jornalística, e destaca a importância da participação da TV UP neste evento, que requer ampla e responsável divulgação. “Para a Fundação, trata-se de um momento muito especial, pois na ocasião fomos convidados a participar das articulações, que são de extrema importância para implementação e desenvolvimento do projeto na região”, destaca. Para que os benefícios sejam efetivamente revertidos ao município é essencial que o os fósseis do afloramento permaneçam na região, onde poderão ser analisados por pesquisadores.
  Prefeito acompanha
O prefeito Walter Pereira da Rocha também esteve presente no lançamento do livro, para dar início às negociações sobre as parcerias necessárias para determinar os procedimentos que a prefeitura deve adotar a partir de agora. Na ocasião, o reitor da Universidade do Contestado, José Alceu Valério, manifestou o interesse por parte da instituição em desenvolver parcerias com a UNIPAR, estabelecendo um convênio para realização em conjunto dos trabalhos de pesquisa e conservação do novo afloramento encontrado no município vizinho.

fonte:
http://www.ilustrado.com.br/2011/ExibeNoticia.aspx?Not=TV%20UP%20acompanha%20lan%C3%A7amento%20do%20livro%20sobre%20f%C3%B3sseis%20encontrados%20na%20regi%C3%A3o&NotID=22413

Nenhum comentário:

Postar um comentário