Ouvir o texto...

terça-feira, 29 de maio de 2012

Bienal de curitiba ganha prêmio da associação de críticos de arte

A Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba recebeu o Prêmio Destaque ABCA 2011 da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA). A solenidade de premiação aconteceu no dia 22 de maio, no Teatro do SESC da Vila Mariana, na cidade de São Paulo. O diretor geral da Bienal de Curitiba, Luiz Ernesto Meyer Pereira, recebeu o prêmio representando a comissão organizadora da Bienal.

A ABCA premia anualmente os destaques entre críticos, artistas, pesquisadores, curadores, personalidades que apoiam as artes, exposições, publicações e instituições atuantes no cenário nacional. A Bienal de Curitiba foi premiada pelas ações de sua 6ª edição, com o título Além da Crise, que ocorreu em Curitiba e teve algumas atividades levadas às cidades de Florianópolis (SC), Londrina (PR), Cascavel (PR), Belo Horizonte (MG), Macapá (AP), Fortaleza (CE) e Brasília (DF).

Presenciaram a solenidade os homenageados, a diretoria da ABCA, o Secretário de Estado da Cultura de São Paulo, diretores de museus, críticos de arte, jornalistas e personalidades da área cultural vindas de diversas regiões do país.

A 6ª Bienal de Curitiba aconteceu entre os dias 18 de setembro e 20 de novembro e reuniu obras de mais de 80 artistas de países dos cinco continentes. A programação geral da Bienal de Curitiba incluiu projeto educativo, palestras, mesas-redondas, cursos, oficinas, mostra de filmes, exposições, performances e interferências urbanas, ocupando 67 espaços da cidade.

Obras de importantes artistas participantes da Bienal de Curitba foram apresentadas em espaços administrados pela Fundação Cultural de Curitiba, entre eles estão: o Museu da Gravura, a Casa Hoffmann, o Museu da Fotografia, o Espaço de Arte Urbana / Galeria Júlio Moreira, a Ópera de Arame e a Cinemateca de Curitiba. Além dos espaços da Fundação Cultural de Curitiba, a Bienal de Curitiba foi realizada em outros 62 lugares da cidade

A 6ª Bienal de Curitiba foi realizada pelo Instituto Paranaense de Arte em parceria com a Universidade Federal do Paraná, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e contou com o patrocínio da Eletrobras, BNDES, Tiisa, Instituto Votorantim, Petrobras, Volvo, Correios, Compagas – através do programa Conta Cultura da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Paraná, apoio da Fundação Cultural de Curitiba/ Prefeitura Municipal de Curitiba e Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Paraná.


Fonte: Prefeitura de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário