Ouvir o texto...

terça-feira, 8 de maio de 2012

Expoidea 2012 tem início nesta terça com foco na economia criativa

A partir desta terça-feira (8) até o próximo domingo (13), o Bairro do Recife será palco para apresentações de projetos e iniciativas inovadoras relacionadas com tecnologia, sustentabilidade e cultura. A segunda edição da Expoidea - Feira do Futuro conta com mais de 120 atividades de conteúdo, entre palestras, oficinas, minicursos, debates e mesas redondas, além de 20 apresentações culturais em formato de show e mostras artísticas. As atividades serão realizadas no Paço Alfândega, Livraria Cultura e na Rua da Moeda.


546f08831091b4a0c136704850cb6f85.jpg
Foto: divulgação

Mariana Dantas Do NE10


"Além da promoção de cursos e oficinas, a Expoidea reforça a necessidade de promover o diálogo entre gestores públicos, a iniciativa privada e a sociedade. Incentivamos a economia criativa e a troca de experiências", explica a coordenadora geral do evento, Cristina Balari. Ela disse ainda que embora a Expoidea 2012 seja mais curta (seis dias), se comparada com a primeira edição (nove dias), a grade de atrações não foi reduzida. "Com a experiência de 2010, decidimos concentrar o evento em seis dias para favorecer a interação entre os participantes", explicou Cristina. A expectativa dos organizadores é receber um público igual ou maior do que na primeira edição, quando 48 mil pessoas participaram das atividades.

As inscrições para as 14 oficinas oferecidas pelo Expoidea já estão esgotadas. No entanto, para palestras e mesas redondas não é necessário inscrição prévia. "Se a procura for alta, vamos usar o critério de ordem de chegada", explicou a coordenadora da feira. Confira a programação completa do evento no site www.expoidea.com.br.

ABERTURA
- A abertura da Feira do Futuro acontece às 18h desta terça, com shows no Palco Livre, espaço reservado à diversidade musical que funcionará todas as noites na Rua da Moeda. O grupo fenimino Baque Mulher abre a programação, seguido pelo som mais experimental do Triofônico. A noite terá ainda Batida Salve Todos, Helton Moura e o Cambaio, Projeto Mexidinho, ZNPE, Elemento Natural, Vangloria e Labiata

» DESTAQUES:


SUSTENTABILIDADE  - Entre a grade de palestra, destaque para o tema "Fernando de Noronha e a Sustentabilidade – desafios e alternativas", onde será apresentado um paralelo entre a realidade insular da ilha de Fernando de Noronha e o atual contexto da crise ambiental planetária. O evento será na sexta-feira (11). "O tamanduá que não chegou a ver a novela das oito" é o tema do debate que acontece no sábado (12), quando serão exploradas as contradições entre o crescimento e a sustentabilidade.

TECONOLOGIA
- A jornalista Dani Arrais, dona do blog Don’t Touch My Moleskine, e Luiza Voll, criadoras da Contente, empresa especializada em negócios da internet, falam sobre o seu projeto Instamission, um dos mais importantes cases em redes sociais no Brasil. Confira outras atividades do eixo Tecnologia no blog MundoBit.

Criolo faz pocket show na quarta

CULTURA - No eixo cultural, o destaque deste ano é a presença do rapper Criolo. O cantor participa de debate com o músico pernambucano Cannibal sobre transformações sociais, onde, ao lado da sua mãe, Maria Vilani, falará sobre a sua história de superação. Ele ainda faz um pocket show na quarta-feira (9). A apresentação acontece às 22h, no palco da Expoidea, onde apresentará pela última vez o formato DJ + MC, dobradinha clássica da cultura hip hop.

Outro show imperdível é o Tributo ao disco Paêbiru (Lula Côrtes/ Zé Ramalho), na quinta-feira (10), às 23h, no palco Expoidea. O disco é considerado uma raridade e um dos mais caros do Brasil. O álbum foi lançado em 1975, com uma tiragem de 1.300 exemplares. A enchente que atingiu Pernambuco naquele mesmo ano acabou destruíndo mais de mil discos. Hoje, o vinil original custa cerca de R$ 4 mil.

A feira ainda traz uma mostra de cinema de Eduardo Coutinho no São Luiz, da quarta (9) ao domingo (13), com a exibição do Filme "Cabra marcado para morrer". A produção do filme foi iniciada em fevereiro de 1964 e conta a história política do líder da liga camponesa de Sapé (Paraíba), João Pedro Teixeira, assassinado em 1962. Devido às forças militares, o diretor só retomaria o filme 17 anos depois, quando reencontra a viúva de João Pedro e outros camponeses.

Serviço

Expoidea - Feira do Futuro
De 08 a 13 de maio
Paço Alfândega, Livraria Cultura e na Rua da Moeda
Site: www.expoidea.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário