Ouvir o texto...

terça-feira, 22 de maio de 2012

A museológa Ana Silvia Bloise, que lamenta as condições de abandono ...

Situação de museu gera críticas

A situação do Museu Histórico e Pedagógico Visconde de Mauá de Mogi das Cruzes foi motivo de severas críticas por parte da presidente do Conselho Regional de Museologia 4º Região (Corem), a museológa Ana Silvia Bloise, que lamenta as condições de abandono e a falta de uma política pública de preservação do local.

Foto Elton Ishikawa


“O Museu está sem sede, não dispõe de um plano museológico e nem seguer qualquer tipo de norma para o seu funcionamento. A Prefeitura não tem um programa de execução, no que se refere à catalização, conservação de peças, investimento em recursos humanos, ação educativa, entre outras exigências estabelecidas por lei para o funcionamento de um museu histórico”, destaca.

Ana Silvia, que também conhece bem a história do Visconde de Mauá, disse que a falta de peças em exposição “é apenas uma das pontas de um iceberg no desenvolvimento de um museu tão importante como este para Mogi, uma cidade antiga, que não está sabendo preservar sua história”. Ela entende que, se a Administração Pública está querendo incentivar o turismo cultural, deveria começar pela valorização da unidade. (Silvia Chimello, especial para O Diáro)

fonte:
http://odiariodemogi.inf.br/cidades/cidades/1526-situacao-de-museu-gera-criticas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário