Ouvir o texto...

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Museu da moda revela os modelos que fizeram a cabeça das mulheres


São quatro mil anos de história da moda feminina. Por sua importância, Lady Di ganhou uma vitrine especial.

Um museu em Canela, na serra gaúcha, revela os modelos que fizeram a cabeça das mulheres ao longo dos séculos.

São quatro mil anos de história da moda feminina. “Tem vários museus no mundo contando a história das roupas, mas não em um mesmo lugar. A gente tem condições de ver as mudanças que vão ocorrendo”, diz Débora Elman, curadora do museu.

Na Antiguidade, persas e egípcios faziam tudo a mão, um trabalho artesanal. As cores e os tecidos nobres só vão aparecer na Idade Média. “A empregada doméstica usava linho, usava o algodão, mas aqui já entra a seda, já entra o brocado. Tem desde a dama da sociedade até as domésticas nesse contexto”, explica Milka Wolff, criadora do museu.

A Renascença traz o luxo, vestidos com saias e mangas volumosas. Para reproduzir toda a imponência dos vestidos das rainhas europeias foi preciso muito empenho. Cada um pesa em média 12 ou 13 quilos. Cada saia tem uma estrutura de ferro por baixo. Só o vestido de Maria Antonieta demorou três meses para ficar pronto.

As mangas bufantes, desaparecem na era napoleônica, no início do século XIX. As saias ficam mais retas. A grande transformação da moda feminina acontece no final do século XIX.

A feminilidade volta com tudo nos anos 20. É uma roupa chique, com pérolas e peles. Os vestidos são mais curtos e leves, mas as pernas ficaram de fora mesmo nos anos 60 com a minissaia.

“Nos anos 70 já é o hippie, o psicodélico e depois ali a linha disco pantalona”, conta Milka.

Quem não usou uma roupa com grandes ombreiras, marca inesquecível dos anos 80? Foi nesta época que mundo começou a acompanhar todos os passos da princesa que virou ícone de elegância. Por isso, Lady Di ganhou uma vitrine especial.

Quem visita o museu faz uma viagem pelo tempo, guiada por rainhas, damas, mulheres que com suas roupas ajudaram a escrever a história da moda.

fonte:
http://www.jornalfloripa.com.br/geral/index1.php?pg=verjornalfloripa&id=2864

Nenhum comentário:

Postar um comentário