Ouvir o texto...

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Museus diferentes, mas interligados


Quem passar pelo Espaço Cultural da Unesc (no hall do Bloco Administrativo) até 30 de junho poderá conferir a exposição “Museus em movimento: rizomas”. Nela, o visitante poderá se “conectar” aos museus de Arqueologia, Zoologia, Infância, o Herbário, o Cedoc (Centro de Documentação e Memória da Unesc) e ao Setor de Arte e Cultura da Unesc. A exposição faz parte da programação da 10ª Semana Nacional dos Museus, que ocorre na Universidade. A exposição foi aberta na noite desta terça-feira com a participação de coordenadores dos museus da Universidade.


Museus diferentes, mas interligados

Durante o evento, integrantes do grupo Unesc em Performance realizaram uma intervenção apresentando obras ao público. A exposição está aberta à visitação a partir desta quarta-feira, das 9 às 22 horas. Escolas e grupos com interesse em realizar visita mediada podem entrar em contato pelo telefone (48) 3431-2774, de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas, e agendar.
A Semana Nacional de Museus do Ibram é realizada em instituições de todo o Brasil, em homenagem ao Dia Internacional do Museu (18 de maio), e este ano tem como tema “Museus em um mundo de transformação – novos desafios, novas inspirações”. Na Unesc o evento é uma promoção do Muesc (Museu da Universidade do Extremo Sul Catarinense) e do Setor de Arte e Cultura. O tema da Semana se baseia na ideia de que os museus não são algo estático, e mudam para se adaptar ao mundo moderno – hoje já existem museus com acervo disponível na internet.
Mais de dois mil eventos durante a Semana
Segundo Marcelo Feldhaus, coordenador do Muesc, mais de dois mil eventos estão ocorrendo em todo o país em função da Semana Nacional de Museus. A Unesc é a única instituição de Criciúma a participar da Semana. “Cada museu tem um cubo, onde mostra a sua individualidade, mas se conectando com os outros. Os museus não são uma unidade sozinha, mas se ligam em redes”, afirmou. “Aos professores que visitarem a exposição, propomos que construam outras redes nas escolas”, complementou.
Para a coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, é importante que os estudantes frequentem a cultura desde cedo. “O acesso à cultura colabora na formação destes alunos”, disse. Ângela Back, assessora acadêmica de Pesquisa e Extensão da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), da Unesc, que representou a Reitoria na abertura da exposição, afirmou que ações como esta são “janelas de acesso à cultura”.
 
fonte:

GALERIA DE FOTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário