Ouvir o texto...

sábado, 16 de junho de 2012

Madeira Mamoré poderá ter novo museu

A Associação dos Amigos da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e a Associação dos Soldados da Borracha solicitaram esta semana ao secretário da Casa Civil, Juscelino Amaral, que interceda junto ao governador Confúcio Moura a concessão de um prédio em Porto Velho para a instalação de um museu.

Segundo o presidente da AFAMM, Luiz Leite, trata-se de um precioso material, já catalogado e que foi repassado a Rondônia, pelo Museu Internacional da USP, a Universidade de São Paulo. “Recebemos o material, agora é a vez do Estado se responsabilizar, destacou Leite.

Os representantes do museu não definiram quantidade, mas sugerem que existam muitas peças de grande valor. Só de imagens, são mais de 200, desde os primeiros dias de início das atividades para a construção da ferrovia, inclusive a máquina fotográfica usada para fazer muitas das fotos que fazem parte do acervo, assegura George Teles Menezes, que milita no movimento pelo reconhecimento dos soldados da borracha, como pracinhas do Exército, também está engajado na implantação do museu.

Ele conta que há peças incríveis que retratam a história da EFMM, e que ficarão para sempre em Rondônia onde farão parte do patrimônio histórico do Estado. Luiz Leite vai ainda mais longe, segundo ele, este projeto poderá ser o MASP do nosso Estado, fazendo referência ao Museu de Artes de São Paulo. Uma museóloga da USP já se colocou a disposição para vir a Porto Velho para auxiliar na implantação do museu.

O prédio requisitado está localizado na avenida Sete de Setembro, no centro da capital. Para Leite, o museu precisa ser instalado em uma área de grande visibilidade, onde já estão outros patrimônios históricos.

fonte:
http://www.rondoniaovivo.com/noticias/madeira-mamore-podera-ter-novo-museu/89097#.T9xhus39yvM

Nenhum comentário:

Postar um comentário