Ouvir o texto...

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Moedas criativas

 
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), no Brasil, lança o projeto +20 Ideias para girar o mundo como contribuição para os debates no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20. O projeto Moedas Criativas é um dos destaques na agenda. O projeto foi idealizado pelo professor Gilson Schwartz, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. e tem como proposta um fundo de moedas imaginárias, moedas cujo capital ou “lastro” é cultural. São as moedas da economia criativa. Podem ser vistas ainda como uma forma tecnologicamente avançada de “vale-cultura”.

O projeto Moedas Criativas recebeu dois prêmios do Ministério da Cultura (MinC): o “Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura”, em 2009, e o “Cultura e Pensamento”, em 2010. As moedas criativas apontam como uma excelente oportunidade para a inovação e o desenvolvimento de formas tecnologicamente avançadas de gestão nos pontos de cultura.

O objetivo é colocar em circulação moedas da cultura e do conhecimento, emitidas por pontos de cultura, ONGs, escolas e universidades com o apoio da Cidade do Conhecimento da USP. O espírito do projeto é inverter a determinação causal que sempre colocou a cultura a reboque dos “fatores econômicos” para levar a cabo, numa rede global de experimentação sociotécnica, o poder criativo contido na liberação do poder coletivo de criação monetária. Moedas Criativas tem duplo endosso do MinC: pela FUNARTE (Edital Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura – 2009-2010) e agraciado com o Selo Cultura e Pensamento – 2010.


Confira o vídeo neste link.
http://www.youtube.com/watch?v=9IqxdNnIfZQ&feature=player_embedded


Por Da Redação - agenusp@usp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário