Ouvir o texto...

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Secretário de Cultura anuncia ProAC para a área de museus




A Camerata Darcos encerrou o primeiro dia do Encontro Paulista de Museus (www.encontropaulistademuseus.com.br) que se realiza na Fundação Memorial da América Latina, de 13 a 15 de junho. Liderada pelo diretor artístico e spalla Paulo Paschoal, o grupo musical passeou por vários períodos da música erudita, por temas de grandes sucessos teatrais, como do “Fantasma da Opera”, de Lloyd Webber, e por composições brasileiras. O recital coroou um dia de discussão, reflexão e confraternização entre os principais gestores de museus de São Paulo, especialmente aqueles ligados ao Estado.

Pela manhã, o Secretário Estadual de Cultura, Marcelo Araújo, anunciou em primeira mão o lançamento, ainda no fim deste primeiro semestre, de três novos editais do ProAc (Programa de Apoio da Cultura, mecanismo de incentivo e financiamento criado pelo Governo de São Paulo) voltados para os museus, no que diz respeito a desenvolvimento de acervos, projetos culturais e sites. E a primeira vez que o ProAc se volta diretamente para a área museológica.


Também estava presente na mesa de abertura o Secretário Municipal de Cultura, Carlos Augusto Calil, que fez um balanço da sua administração noque toca à gestão de museus, centros de Memória e instituições culturais e analisou os problemas que precisam ser equacionados pelo setor público neste campo. Ao lado dele, o espanhol Pedro Molina Temboury, diretor da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID). Além deles, Claudinéli Moreira Ramos, coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM), e Eneida Braga Rocha de Lemos, diretora do Departamento de Difusão, Fomento e Economia do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Em suas falas, todos (na foto acima) puderam refletir sobre o tema do encontro – “Novas Fronteiras da Gestão de Museus” – e contar um pouco da experiência das suas respectivas instituições.
  
Para que as fronteiras da gestão de museus sejam alargadas é necessário “planejamento estratégico”. Isso ficou claro com a palestra da museóloga espanhola Sofía Rodríguez Bernis (Diretora do Museu Nacional de Artes Decorativas e Presidente do ICOM – Espanha), que falou sobre o tema  “Planejamento estratégico em museus”. Na sexta-feira, a principal conferência será do colombiano Jorge Melguizo, Secretário de Cultura Cidadã de Medellín no período 2005-2007, Secretário de Desenvolvimento Social entre 2009 e 2010 e atual Diretor da Cátedra Medellin-Barcelona.

fonte:
http://www.memorial.org.br/2012/06/secretario-de-cultura-anuncia-proac-para-a-area-de-museus/

Nenhum comentário:

Postar um comentário