Ouvir o texto...

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Brasília é considerada um museu a céu aberto


A palavra “museu” é de origem grega e significa “templo das musas”. Já era usado em Alexandria (capital do Egito durante mil anos), para designar o local destinado ao estudo das artes e das ciências.
Os museus modernos foram criados no século XVII, a partir de doações de coleções particulares. O primeiro museu público foi criado na França pelo governo revolucionário, em 1793: o Museu do Louvre, com coleções acessíveis a todos, com finalidade recreativa e cultural.
No século XIX surgem muitos dos mais importantes museus em todo o mundo, a partir de coleções particulares que se tornam públicas: Museu do Prado (Espanha), Museu Mauritshuis (Holanda). Somente em 1870, nos Estados Unidos, é fundado o Museu Metropolitano de Arte, em Nova York. No Brasil, o primeiro museu data de 1862, o Museu do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano (Pernambuco).
Os outros museus brasileiros foram todos fundados durante o século XX, sendo o mais importante, pela qualidade do acervo, oMuseu de Arte de São Paulo (MASP), de 1947.
O Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) foi criado em 20 de janeiro de 2009. O IBRAM é uma autarquia vinculada ao Ministério da Cultura, com a responsabilidade direta de administrar 30 museus. O Dia 18 de maio é o dia Mundial dos Museus.
Os museus nos transportam para uma viagem pelos séculos passados. Eles preservam os objetos que foram utilizados, inventados ou descobertos pelo homem ao longo de sua história. Os museus representam as riquezas naturais e culturais do mundo.
Contudo, um museu não precisa ser obrigatoriamente um lugar fechado, com objetos ou quadros expostos. Após a criação pela Unesco, em 1972, da Convenção do Patrimônio Mundial, isso perdeu um pouco o sentido. Por outro lado, os museus são uma contribuição única no mundo. No caso das cidades ou locais preservados como patrimônio histórico e cultural, a própria arquitetura utilizada nas construções de moradias adquire, com o peso do tempo, uma dimensão de arte a ser preservada e também cultuada.
Brasília 
A cidade é considerada um museu a céu aberto. Existem diversas obras que são consideradas patrimônios (veja alguns destaques abaixo). Em outras ocasiões, o ABC do Patrimônio irá tratar dos artistas de maior destaque em Brasília.
Oscar Niemeyer: 1. Palácio da Alvorada (Conjunto Arquitetônico, incluindo Capela e demais edificações);
 2. Capela Nossa Senhora de Fátima;
 3. Congresso Nacional e anexo; 
4. Museu da Fundação de Brasília; 5
. Palácio do Planalto; 
6. Supremo Tribunal Federal; 7.
 Casa de Chá; 
8. Pombal; 
9. Espaço Lucio Costa;
 10. Ministérios e anexos; 
11. Palácio da Justiça; 
12. Palácio do Itamaraty e anexos;
 13. Panteão da Liberdade e da Democracia Tancredo Neves; 
14. Teatro Nacional Cláudio Santoro; 15. Quartel General do Exército; 
16. Residência do Vice-Presidente da República (Palácio do Jaburu); 17. Memorial JK; 
18. Memorial dos Povos Indígenas; 
19. Conjunto Cultural da Funarte; 
20. Espaço Oscar Niemeyer; 
21. Conjunto Cultural Sul (Museu e Biblioteca, incluindo os espaços entre os prédios); 
22. Prédio do Touring Club do Brasil.
Burle Marx: 1. Praça dos Cristais (Setor Militar Urbano); 2. Praça das Fontes (Parque da Cidade); 3. jardins externos e internos do Itamaraty; 4. jardim externo do Palácio da Justiça; 5. jardim externo do Palácio do Jaburu; 6. projeto de paisagismo da 308 Sul; 7. jardins do Teatro Nacional; 8. jardins do Tribunal de Contas da União.
Athos Bulcão: 1. painel da Igrejinha da SQS 307/308; 2. painel do Palácio do Itamaraty ; 3. painel do Salão Verde Congresso Nacional; 4. painel na sala de cinema do Palácio Jaburu; 5. Memorial JK ; 6. detalhe do painel que reveste o exterior do Teatro Nacional; 7. relevo em madeira e laminado no Cine Brasília, entre outros.
Bruno Giorgi: Escultura dos “Os guerreiros”, na praça dos Três Poderes.
Alfredo Ceschiatti: 1. escultura “A Justiça” na Praça dos Três Poderes; 2. escultura “Contorcionista”, no Teatro Nacional.
Mariane Peretti – escultura “O pássaro”, no foyer da Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional.
Para saber mais sobre museus, acesse o site do Instituto Brasileiro de Museus(Ibram).
Diversas obras da cidade estão em locais abertos. Museu não precisa ser um lugar fechado, com objetos expostos.
Crédito: Ilustração

Nenhum comentário:

Postar um comentário