Ouvir o texto...

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Cemitério da Consolação é museu de qualidade



Local abriga várias obras de arte de artistas renomados
Sepultamento, de Vitor Brecheret, é um das obras mais famosas do local / Luiz Carlos Murauskas/FolhapressSepultamento, de Vitor Brecheret, é um das obras mais famosas do localLuiz Carlos Murauskas/Folhapress
Muito além de ser só o local onde estão sepultados vários nomes importantes para a história do Brasil, o cemitério da Consolação, em São Paulo, é uma verdadeira exposição a céu aberto de obras de arte de altíssima qualidade.

Primeira necrópole da cidade, a área de 76.340 m² foi fundada em 1858 e abriga entre seus muros os restos de personagens públicos como Washington, Líbero Badaró, Anália Franco, Monteiro Lobato, Franco da Rocha, Tarsila do Amaral, Emílio Ribas e Júlio de Mesquita.

Para homenagear estas e outras figuras de destaque em sua última morada, foram erguidos túmulos imponentes, muitos deles adornados com esculturas de artistas célebres. Por lá, é possível admirar obras como o “Grande Anjo", de Vitor Brecheret, a “Prece”, de Bruno Giorgi e “Anjo da Guarda”, de Enrico Bianchi,  entre outras.

"Último Adeus", de Alfredo Oliani. Foto: Eduardo Knapp/Consolação

Se você acha estranho visitar um cemitério para apreciar suas belezas, saiba que, longe de ser uma atividade com algo de “dark”, esse tipo de passeio é muito comum na Europa, onde as necrópoles são alguns dos pontos mais visitados de várias cidade, como é o caso do Père Lachaise, em Paris.

Portanto, programe-se para conhecer este importante acervo da capital paulistana, cuja visita é gratuita. Para não se perder em meio aos milhares de túmulos, a prefeitura montou um guia com informações com os principais destaques do cemitério da Consolação, que pode ser visualizadoclicando aqui.

Além disso, é possível agendar visitas monitoras ao local e fazer um mergulho na história com as explicações dos guias que sabem tudo sobre a necrópole. Os passeios acontecem sempre às terças e sextas, às 9h30 e 14h30, mas é preciso + solicitar a participação com antecedência.

Serviço:

Onde: rua da Consolação, nº 1.660,Consolação, Centro
Quando: aberto de segunda a domingo, das 7h às 18h. Visitas guiadas às terças e sextas, às 9h30 e 14h30
Quanto: grátis
Mais informações: tel. (11) 3256-5919. Agendamento pelo tel. (11) 3396-3832 ou através do e-mail cdutra@prefeitura.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário