Ouvir o texto...

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Honra e Criatividade em Museus. Hardy conquista prêmio internacional com logo do Inhotim



A agência mineira Hardy Design conquistou o segundo lugar na edição do Prêmio Internacional de Design e Comunicação (IDCA) 2012, no projeto Honra e Criatividade em Museus.

A Hardy foi indicada para a categoria “The Best Logo”, pelo logotipo do Inhotim, situado em Brumadinho, Minas Gerais. A premiação foi recebida por Mariana Hardy, diretora de criação da agência, no dia 28 de junho, na sede da Christies's, no Rockefeller Center, em Nova York. Além disso, os projetos ganhadores foram apresentados no Metropolitan Art Museum, no dia 29.

Para Mariana Hardy, diretora de criação da agência, a premiação é fruto de um reconhecimento do design brasileiro no mercado internacional. “A indicação ao short list já foi uma grande vitória, mas conquistar o segundo lugar com a logo de um museu que é reconhecido internacionalmente, nos mostra que estamos no caminho certo. Foi uma honra estar ao lado de grandes agências e de instituições como o Moma e o Guggenheim”, destaca.

Em 2005, a agência foi contratada para desenvolver a nova identidade do Instituto, que incluía criação do novo logotipo, material institucional impresso, sistema de sinalização, website e uniformes. Segundo Mariana, o desafio era trabalhar o rebranding da instituição que, na época, ainda era conhecida por Centro de Arte Contemporânea de Inhotim – CACI, consolidando um espaço museológico e botânico de dimensões e acervo totalmente impensáveis no Brasil e, talvez, no mundo.

Decidiu-se apostar numa marca tipográfica com desenho exclusivo, trabalhando o nome “Inhotim”, uma palavra de sonoridade estranha e quase impronunciável em outras línguas, mas com muita personalidade e conectada com a história local. Em 2010, após a instituição já ser reconhecida como um destino turístico a marca foi revitalizada pela própria agência, que desenvolveu uma versão mais simplificada e direta.

“O objetivo era criar uma marca que marcasse a nova etapa do Instituto, que estava pronto para se abrir ao público em geral e refletisse seu caráter dinâmico, contemporâneo e, ao mesmo tempo, atemporal. Partiu-se para uma linguagem tipográfica que, através do uso de uma máscara vazada e do efeito da sombra em movimento, gerou uma série de composições que se referem ao conceito de transformação”, conta Mariana Hardy.

O resultado deste trabalho já foi publicado como estudo de caso no livro “Logo Design” Vol. 3, 2011, da editora alemã Taschen e também teve destaque no livro “Logo Design” Vol. 2, 2009. A revista americana de design PRINT publicou a papelaria, impressa em Ecopack, na edição especial “Business Graphic Review”, em 2007.

Os prêmios IDCA, criados em 2007, visam avaliar a comunicação, o design e as estratégias de branding dentro das artes e da esfera museu, além de incentivar as organizações de arte a encontrar maneiras originais e criativas de se comunicar.

Ficha Técnica do Projeto

Direção de Criação Mariana Hardy e Direção de Atendimento e Operações Cynthia Massote Designers André Coelho, Ana Luiza Gomes, Laura Barbi Arte-final Lucas Souza Atendimento Fabiana Bessa Produção Gráfica Helga Junqueira Aprovação Raquel Bernardes e Jochen Volz.

fonte:
http://www.portaldapropaganda.com.br/portal/propaganda/30844-hardy-conquista-premio-internacional-com-logo-do-inhotim

Nenhum comentário:

Postar um comentário