Ouvir o texto...

domingo, 1 de julho de 2012

Museu Internacional de Arte Naïf



A Sofia foi com a escola ao Museu Internacional de Arte Naïf. O objetivo desse passeio escolar era enriquecer o trabalho pedagógico desenvolvido nas aulas de Artes, Língua Portuguesa e Geografia.  Além das crianças terem a oportunidade de conhecerem um acervo belíssimo.

Na volta do passeio a Sofia estava empolgadíssima, cheia de novidades, explicando o que é arte Naïf e contando o que viu no Museu. Ela até fez um desenho em arte Naïf e um texto, e eu, claro, morri de orgulho né?


A empolgação da Sofia foi tanta que me contagiou e eu resolvi fazer a visita ao Museu Internacional de Arte Naïf e gostei muito do que eu vi. Pena que a Ana Luiza não quis ir comigo.

Na primeira sala passei pela exposição "Rio de Janeiro Naïf" com 40 telas que retratam os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro. As pinturas me encantaram pelo colorido. Fiquei ali, fascinada, observando os locais já conhecidos e retratados de forma tão mágica.


Pão de Açúcar                                   Museu Arte Naïf
                          Lagoa Rodrigo de Freitas                           Sítio do Burle Marx                            

                   
Eu estava curiosa para conferir o quadro de Arte Naïf que é do tamanho de uma parede e que a Sofia tanto falou dele. Realmente a obra "Rio de Janeiro gosto de você, gosto dessa gente feliz", de Lia Mittarakis, é belíssima e surpreendente.



A Sofia também falou bastante de uma pintura que passava por todas as paredes do quarto, dando a volta, que era a maior pintura Naïf do mundo. Eu não tinha entendido bem a explicação dela, mas assim que vi a obra "Brasil 5 Séculos" eu percebi que a Sofia explicou diretinho. Fiquei observando a tela de 1,40 m X 24m e me lembrando da explicação da minha filhota (mamãe mais orgulhosa ainda). 

A maior pintura do gênero Naïf, de Aparecida Azevedo, narra a história do Brasil desde o Descobrimento até a inauguração de Brasília passando por: a Primeira Missa, os Bandeirantes, o Pau-Brasil, a Inconfidência Mineira, o Café, a Proclamação da República, a Cana-de-Açúcar, a vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil, o Ouro, a Independência do Brasil, o Gado e o Algodão, a Abolição da Escravatura, a Borracha, a Revolução de 1930, o Petróleo, o suicídio de Getúlio Vargas, Modernização e Industrialização. Uma verdadeira aula de história multicolorida.


No museu podemos contemplar obras de artistas internacionais como, por exemplo, as Molas do Panamá que são "telas decorativas bordadas em camadas e aplicadas nas blusas usadas pelas mulheres da tribo dos kunas".


Foi um passeio gostoso, alegre, descontraído, muito agradável e que valeu muito a pena. O Museu Internacional de Arte Naïf fica bem pertinho do Bondinho do Corcovado e oferece desconto para quem fez o passeio ao Cristo Redentor. 

Na saída tem uma lojinha que vende produtos com pinturas Naïf como: quadrinhos, cartões postais, cadernetas, caixinhas, enfim, muitas lembrancinhas. Eu não resisti quando vi estes porta-trecos feitos com latas de molho de tomate e trouxe uma para cada filha. 


Agora, além de ter mais assunto para conversar com a Sofia, já sei o que fazer para reciclar as latas aqui de casa. Vamos nos aventurar na arte Naïf.

As crianças que visitam o museu recebem um livro-jogo com atividades sobre a exposição, bem interessante.

Rua Cosme Velho, 561 - Cosme Velho
De terça a sexta-feira, das 10h às 18h.
Sábado das 12h às 18h, com agendamento prévio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário