Ouvir o texto...

terça-feira, 10 de julho de 2012

O novo Museu do Futebol da Inglaterra foi inaugurado na sexta-feira


Manchester inaugura museu de R$ 26 mi: camisa de Maradona é destaque 

O novo Museu do Futebol da Inglaterra foi inaugurado na sexta-feira, em Manchester, e custou R$ 26 milhões para ficar pronto. Há mais de 3 mil peças em exposição, mas a principal delas não é de boas lembranças para a torcida inglesa: a camisa azul, número 10, usada por Diego Maradona na vitória da Argentina por 2 a 1 sobre o "English Team" nas quartas da final da Copa do Mundo de 1986, com direito a gols de placa e de mão do Pibe.


O uniforme foi doado pelo ex-meia inglês Steve Hodge, que trocou de camisa com Maradona após a partida e guardou a relíquia. Até hoje, os ingleses reclamam da "mão de Deus" de Diego, que enganou o goleiro Shilton e o árbitro Ali Bennaceur para abrir o placar com a jogada ilegal. O segundo gol foi a obra-prima do Pibe, que driblou os adversários desde o seu campo até a área do rival (veja no vídeo abaixo). 


- Quando testamos visitas em grupos, esta é a primeira coisa que eles paravam para ver. Acho que esta é uma peça que todos amam observar - disse o diretor de marketing e comunicação do museu, Adam Comstive, ao jornal "Telegraph".

Outra camisa importante no museu é uma camisa usada por Rivellino na campanha do tri da Seleção na Copa do Mundo de 1970. O local também se orgulha de ter a réplica da Taça Jules Rimet conquistada pela Inglaterra em 1966.

No total, o Museu do Futebol de Manchester tem cerca de 140 mil peças em seu depósito, mas "somente" 3 mil ficam em exposição diariamente. A entrada é gratuita. Anteriormente, o museu ficava no estádio Deepdale, usado pelo Preston North End, clube da Terceira Divisão.



Camisa usada por Maradona na Copa de 1986 em exposição na Inglaterra (Foto: Reprodução)A camisa usada por Maradona na Copa de 1986
em exposição na Inglaterra (Foto: Reprodução)



Nenhum comentário:

Postar um comentário